Mundo

Fortuna de Mark Zuckerberg atinge 100 bilhões de dólares

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, viu sua riqueza pessoal subir para 100 bilhões de dólares. As ações do Facebook subiram mais de 6%.

Escrito por

De acordo com a BBC, a fortuna de Mark Zuckerberg atingiu o valor de 100 bilhões de dólares esta semana. 

Na quarta-feira (5), o Facebook anunciou o lançamento nos Estados Unidos do Instagram Reels, um oponente ao o controverso aplicativo chinês TikTok.

Após o anúncio, as ações do Facebook subiram mais de 6%. Contudo, Zuckerberg detém uma participação de 13% na empresa.

Agora, ele se junta ao fundador da Amazon, Jeff Bezos, e Bill Gates, da Microsoft, no exclusivo chamado 'Clube Cento bilionários'. De acordo com a Bloomberg, a fortuna de Zuckerberg recebeu o acréscimo de cerca de 22 bilhões de dólares este ano. Já a de Bezos cresceu mais de 75 bilhões.

Contudo, os chefes de tecnologia têm estado sob os holofotes recentemente, à medida que o tamanho e o poder de suas empresas e de suas fortunas pessoais continuam a crescer.

 

Imagem: reprodução / facebook

Fortuna Fortuna de Mark Zuckerberg é uma das maiores do mundo

Segundo a BBC, Facebook, Amazon, Apple e Google estão entre os maiores benfeitores dos bloqueios e restrições do coronavírus. Afinal, nesse período mais pessoas compram, assistem a entretenimento e se socializam online.

Contudo, de acordo com a Bloomberg, as cinco maiores empresas de tecnologia dos EUA: Apple, Amazon, Alphabet, Facebook e Microsoft, atualmente têm avaliações de mercado equivalentes a cerca de 30% do produto interno bruto (PIB) dos EUA.

Atualmente, os chamados titãs da tecnologia, incluindo Zuckerberg, estão sob crescente escrutínio de legisladores dos EUA e da Europa por causa de alegações de que seu poder e influência estão fora de controle.

Nesta semana, o senador norte-americano e ex-candidato à presidência, Bernie Sanders, revelou um plano para taxar o que ele chamou de "ganhos de riqueza obscenos" feitos por bilionários durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com Sanders, o plano  chamado “Faça com que os bilionários paguem taxas” tributaria 60% do aumento do patrimônio líquido de um bilionário desde o início da pandemia até o final do ano.

Além disso, Sanders também propõe que as receitas fiscais auferidas iriam para despesas diretas com saúde para os americanos.

Zuckerberg havia dito anteriormente que planeja doar 99% de suas ações do Facebook ao longo de sua vida. As doações serão feitas por meio da fundação de caridade que criou com sua esposa Priscilla Chan.

Última modificação em 29/07/2022 11:04

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Facebook