Mundo

Meme do 'skate e suco' faz Fleetwood Mac chegar ao Top 10 da Billboard

A música Dreams da banda Fleetwood Mac é memorável para muita gente que viveu entre as décadas de 1970 e 1980, mas graças do TikTok isso está mudando. Utilizada principalmente por jovens entre 16 e 25 anos, a rede social acabou impulsionando as vendas e o número de streams do álbum Rumours, lançado pela banda em 1977. Tudo isso como resultado de um meme viral.

Escrito por

<span">A música Dreams da banda Fleetwood Mac é memorável para muita gente que viveu entre as décadas de 1970 e 1980, mas graças do TikTok isso está mudando. Utilizada principalmente por jovens entre 16 e 25 anos, a rede social acabou impulsionando as vendas e o número de streams do álbum Rumours, lançado pela banda em 1977. Tudo isso como resultado de um meme viral.

<span">Entenda como o Fleetwood Mac chegou ao Top 10 da Billboard e veja a reação de membros da banda ao meme:

Como meme postado no TikTok ajudou banda responsável pelo hit “Dreams”?

<span">Tudo começou quando o tiktoker Nathan Apodaca (conhecido por seu usuário doggface208) decidiu fazer uma postagem <span">good vibes <span">na rede social. A ideia foi simples: ele pegou uma garrafa de suco de cranberry e saiu para andar de skate. O vídeo simpático viralizou dentro da rede social e até o dia 15 de outubro conquistou mais de nove milhões de curtidas. Mas o que isso tem a ver com o Fleetwood Mac?

<span">Para a gravação do vídeo, Apodaca escolheu a música Dreams como trilha sonora para seu passeio matinal de skate. No vídeo (que pode ser visto abaixo), o tiktoker dá um gole em seu suco e dubla a música de maneira animada.

<span">Surpreendentemente, a viralização do TikTok fez com que diversos usuários da rede buscassem Dreams nas plataformas de streaming e compras de música. Como resultado, o disco Rumours, lançado pelo Fleetwood Mac em 1977, voltou ao Top 10 da Billboard (a principal tabela musical de sucessos nos EUA).

<span">Mick Fleetwood (fundador e baterista do grupo) comentou sobre o sucesso repentino: “Eu gostaria de dizer que estamos em dívida com você. Essa é uma história incrível, e muito necessária.  Nesses dias desafiadores… fez pessoas sorrirem, e eu estou muito feliz em ser parte disso.”

<span">Certamente para manter o sucesso, e como forma de agradecimento a Nathan Apodaca, três membros da formação da banda responsável por Dreams decidiram regravar versões do meme. Mick Fleetwood, Stevie Nicks e Lindsey Buckingham postaram em suas redes sociais versões do TikTok viral.

O que Nathan Apodaca falou sobre o TikTok viral?

<span">O tiktoker Nathan Apodaca não botou muita fé no vídeo quando o gravou (e quase não postou), mas a recepção dele pela internet foi incrível e muito além do esperado.

<span">Questionando sobre o viral, comentou: “Fiz o vídeo porque adoro músicas antigas e adoro qualquer coisa que possa vibrar com as pessoas. O Fleetwood Mac faz uma música bonita, que eu cresci ouvindo com minha mãe e minhas tias. Eles merecem tudo que eles conquistaram. Eu já tive um vídeo viral antes, em que usei música do Bone Thugs-n-Harmony, mas foi nada como esse.”

Última modificação em 01/07/2023 13:50

Erich Mafra

Atua como jornalista desde 2017. Passou pela redação da Revista Veja, onde cobriu as editorias de Cultura, Política e Consumo.

Compartilhe
Escrito por