Café e cerveja

Tipos de cervejas artesanais: guia completo para iniciantes

Você sabia que existem mais de 100 tipos de cerveja ao redor do mundo? Essa informação pode tornar difícil escolher uma boa bebida sem consultar um guia. Por isso, de acordo com os tipos mais comuns em cervejarias, o DCI compilou uma lista com as principais cervejas.

Escrito por

Você sabia que existem mais de 100 tipos de cerveja ao redor do mundo? Essa informação pode tornar difícil escolher uma boa bebida sem consultar um guia. Por isso, de acordo com os tipos mais comuns em cervejarias, o DCI compilou uma lista com as principais cervejas.

Os principais tipos de cerveja

As cervejas podem ser dividias entre as famílias ale e lager. Fonte: pixabay

Quase toda cerveja possui a mesma base: água, lúpulo, leveduras e malte. Contudo, as diferentes seleções destes ingredientes já alteram o sabor e o estilo da bebida produzida. O principal fator é a escolha das leveduras, que faz com que especialistas dividam os tipos de cervejas em dois. As principais famílias são as Lagers e as Ales.

 

Ale |  cerveja com leveduras de alta fermentação

As cervejas Ale são todas aquelas que possuem a levedura Saccharomyces cerevisaei. Esse tipo de ingrediente funciona bem quando a produção utiliza temperaturas elevadas e posiciona as leveduras ao topo do tanque de fermentação da cerveja. Desse modo, as Ale são conhecidas como cervejas de alta fermentação.  

Esse tipo de levedura fornece sabores e aromas complexos. Da mesma forma, conta com o apoio de notas frutadas e condimentos geradas como subproduto da fermentação.

Lager | cerveja com leveduras de baixa fermentação

No caso da Lager, a levedura escolhida é conhecida como Saccharomyces pastorianus e possui características contrárias ao ingrediente das Ales. Esse tipo de levedura prefere temperaturas mais baixas e a localização inferior do tanque de preparo das cervejas. Pela característica, a levedura da Lager é conhecida como de baixa fermentação.

A Saccharomyces pastorianus não gera tantos subprodutos. Dessa forma, as cervejas do tipo Lager possuem aromas mais ligados aos sabores dos maltes e lúpulos escolhidos para a cerveja.


As principais cervejas do tipo Ale

Embora sejam da mesma família, cada tipo de cerveja possui um diferencial marcante. Fonte: pixabay
  • Weiss ou Weizen

Certamente, a cerveja de estilo Weiss (ou Weizen) é uma das Ale mais populares do mundo. Sua receita tem origens na Baviera, estado ao sul da Alemanha. A aparência da Weiss é turva e conta com aromas/sabores de especiarias e frutas, em especial banana e cravo

Dentro dos diferentes estilos de cerveja da família Ale, um dos mais populares é a Weiss ou Weizen, a cerveja de trigo típica da região da Baviera, que fica no sul da Alemanha. Elas são turvas, com aromas e sabores de frutas e especiarias, principalmente lembrando banana e cravo.

  • India Pale Ale (IPA)

Em seguida, temos a India Pale Ale, que geralmente é chamada de IPA. Essa é uma cerveja que pode ser feita em dois estilos: inglês ou americano. Na primeira variação, a IPA possui uma coloração cobre e contém um teor alcoólico que varia entre médio e alto. Seu sabor/aroma vem basicamente de frutas, herbáceos ou florais e apresenta um amargor

Já no estilo americano, uma versão adaptada das IPAs inglesas, o gosto de frutas cítricas ou tropicais é predominante. Essa diferença aumenta a intensidade alcóolica e do amargor. Existe ainda um terceiro tipo desse estilo conhecido como Douple IPA, que possui ainda mais ‘força’.

  • Witbier

A Witbier é uma cerveja de origem belga que possui uma coloração amarela bem clara. Seu sabor é mais leve e contém notas fortes de casca de laranja e semente de coentro. Ambos os ingredientes são acrescentados à fórmula deste estilo de cerveja. Além do fator cítrico, a Witbier é extremamente refrescante.

  • Porter

As Ale do estilo Porter são cervejas escuras que podem não agradar o paladar de quem prefere uma cerveja mais leve. Contudo, é uma ótima pedida para quem gosta de aromas intensos com toques de café, caramelo e chocolate. Seu amargor e seu teor alcoólico são reconhecidos por um caráter mediano.

  • Stout

A Stout tem algumas característica comuns à Porter. Amargo e notas de café e chocolate se fazem presentes, porém os maltes torrados da Stou dão à cerveja maior amargor e teor alcoólico que as bebidas de estilo Porter.


As principais cervejas do tipo Lager

  • Pilsen

Criada em uma região da atual República Tcheca, a Pilsen possui duas variações: uma tcheca e outra alemã. Ambas possuem uma aparência clara e tem destaque nos aromas do malte e lúpulos. Na alemã, o lúpulo é destacado no aroma e no amargor (que é maior entre as duas). Já as tchecas dão maior força ao malte e possuem um amargor menor.

Embora os dois estilos citados sejam originais, há ainda a versão criada nos Estados Unidos por imigrantes durante o século XX, mas ela geralmente é reconhecida como American Lager, que será citada mais à frente neste guia para cervejas.

  • Kellerbier

A alemã Kellerbier é conhecida como “cerveja de adega”. Esse nome faz referência à maneira que estas cervejas eram feitas: maturadas no porão de adegas e consumidas diretamente do barril. Por conta desta forma de consumo, a Kellerbier não passava por processos de filtragem e pasteurização.

Atualmente, Kellerbier é nome dado às cervejas que não são filtradas e possuem um visual turvo. Este tipo de cerveja apresenta aromas causados pela fermentação e maturação da bebida, pois conta com a levedura em suspensão no líquido,.

  • Amber Lager

As cervejas Amber Lager possuem uma coloração cobre e possuem um sabor marcante. Decerto, a principal presença em seu aroma é do malte torrado, que traz a sensação de caramelo. Apesar do amargor médio, a cerveja conta com o dulçor dos maltes escolhidos para esse tipo de Lager. 

Seu teor alcoólico geralmente é definido como médio, mas no passado já foi mais intensa. 

  • Bock

A Bock possui origens alemãs e é uma deliciosa cerveja de cor marrom escura. Seu malte predominante remete ao sabor de nozes e chocolate. O aroma do lúpulo, em comparação com outras cervejas, é extremamente reduzido e delicado. A Bock é uma cerveja de amargor médio e com um grande teor alcoólico - cerca de 8%.

  • American Lagers

Certamente, as Premium Lagers são as cervejas mais consumidas ao redor do mundo. A maioria das marcas no Brasil produz sua cerveja com essa fórmula - Skol, Brahma, Itaipava, Bohemia e Budweiser são alguns dos nomes. São cervejas claras e muito leves. Além da notável refrescância ideal para um dia quente, as American Lagers são lembradas pelo baixo amargor e por ser uma cerveja mais fácil de ser tomada

Última modificação em 29/07/2022 10:47

Erich Mafra

Atua como jornalista desde 2017. Passou pela redação da Revista Veja, onde cobriu as editorias de Cultura, Política e Consumo.

Compartilhe
Escrito por

Últimas notícias