Categories: DCI SP

Estudante cria sistema de previsão do tempo por neurônios artificiais

Plataforma desenvolvida por estudante da Fatec de Taquaritinga dará acesso a informações climáticas de maneira simples, unificada e mais barata.

Uma plataforma de consulta e previsão de indicadores meteorológicos desenvolvida por um estudante do curso de análise e desenvolvimento de sistemas da Fatec de Taquaritinga dará acesso a informações climáticas de maneira simples, unificada e mais barata. Voltado para produtores, empresários e pesquisadores, o projeto foi o vencedor da 9ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), realizada em outubro, na categoria Informática e Ciências da Computação.

Sistema criado pelo estudante tem custo reduzido

Orientado pelos professores Ronaldo Ribeiro de Campo e Jederson Donizete Zuchi, o estudante de 2º ano João Trevizoli Esteves criou um sistema que permite ao usuário gerenciar índices básicos, tais como o balanço hídrico climatológico e de cultura, evaporação da água de superfícies, capacidade de água disponível no solo, níveis de radiação global e outras informações a um custo bem reduzido, dispensando o uso de complexas estações meteorológicas e conhecimentos específicos.

A iniciativa se baseia no conceito de Rede Neural Artificial (RNA), modelo estatístico inspirado na estrutura cerebral de organismos inteligentes que adquirem conhecimento através da experiência. Compõe-se dos chamados neurônios artificiais, conjuntos bem estruturados de unidades de processamentos dispostos em camadas e interconectados entre si. Por meio desse "conhecimento" adquirido, do qual fazem parte análises históricas, imagens e processos, espera-se prever o futuro com base em informações do passado. A previsão de chuva, por exemplo, é feita pelo sistema com base na coleta de dados históricos de precipitações pluviométricas em determinada área.

O projeto do estudante propõe fornecer as informações "customizadas" para cada usuário. Pelo computador ou aplicativos para celular, ele pode ter acesso rápido, em tempo real, a dados sobre o clima, poupando tempo e dinheiro.

/Agências

Última modificação em 29/07/2022 12:11

Compartilhe
Tags: Tecnologia