Esporte

Conheça Toto Wolff, o chefão da Mercedes na Fórmula 1

Austríaco é responsável pelo sucesso da marca na modalidade do automobilismo nos últimos anos

Escrito por

Quem assiste o espetáculo da Fórmula 1 aos finais de semana, nem imagina o que acontece nos bastidores da competição. Equipes gigantescas e funcionários designados para cada uma das funções são necessários para que o show aconteça de forma clara, segura e perfeita. Uma figura tem se destacado nos últimos anos pelo seu grande investimento no automobilismo mas, principalmente, a paixão. Conheça Toto Wolff, o chefão da Mercedes.

Quem é Toto Wolff, o número 1 da Mercedes?

Você provavelmente nunca ouviu falar de Torger Christian Wolff. Mas, se é apaixonado por Fórmula 1, conhece o nome Toto Wolff. O austríaco nascido em Viena, na Áustria, em 12 de janeiro de 1972, é descrito pelo site oficial da Mercedes como o CEO, chefe de equipe e co-proprietário da Mercedes-AMG Petronas F1. Hoje, aos 49 anos, detém 33% dos direitos da empresa.

Com origem humilde, foi nas pistas que tudo começou para Toto. Aos 17 anos, ele se apaixonou pelo automobilismo ao assistir o amigo competir em Nürburgring, na Alemanha. Três anos depois, passou a disputar ralis nacionais, carros de turismo e campeonatos mundiais de corrida GT, de acordo com o portal oficial da Mercedes. Em seu currículo, contabiliza 24 Horas de Nürburgring e Spa, na Bélgica, as 6 Horas, além de ser vencedor geral das 24 Horas em Dubai.

O austríaco decidiu abandonar as pistas em 1994 já que não obteve grande sucesso e, dessa maneira, passou a se dedicar aos negócios. Saiu da Universidade de Viena onde estudava economia e negócios para criar a sua primeira empresa de capital de risco com foco em tecnologia. Depois, em 2004, fundou a Marchsixteen, empresa de investimentos.

Toto surpreendeu o mercado e também a si mesmo já que os negócios prosperavam de vento em poupa. Em 2006, ele e o sócio Hans-Werner Aufrecht decidiram criar a HWA-AG, empresa focada em engenharia do automobilismo com forte ligação com a DTM, a Deutsche Tourenwagen Masters, Mercedes-Benz, mais de 450 vitórias em corridas de Fórmula 3 e um dos programas de corrida para clientes GT.

A ligação de Toto com a Fórmula 1 deu os primeiros passos em 2009 quando criou uma empresa para gerenciar pilotos de corrida. Depois, no mesmo ano, comprou 15% das ações na Williams F1 Team e, tornando-se também em 2012 diretor executivo da marca, conquistando a última vitória no Grande Prêmio da Espanha.

Em 2013, Toto passou a trilhar os caminhos na Mercedes onde assumiu o cargo diretor da Mercedes-Benz Motorsport, com responsabilidade pelos programas de automobilismo da empresa. A partir daí, a equipe alemã cresceu cada vez mais sob o comando de Toto na Fórmula 1 e Mercedes-EQ Fórmula E.

Toto e lewis hamilto, parceiros de equipe. Foto: mercedes-amg petronas / reprodução @mercedesamgf1

A era Mercedes de Toto Wolff

A parceria entre o austríaco e a Mercedes pode ser traduzida com a palavra sucesso. Desde 2013, quando a negociação entre os dois lados aconteceu e Toto tornou-se o chefe da equipe na modalidade, a Mercedes conquistou sete duplas consecutivas no Campeonato Mundial, tornando-se a equipe de maior sucesso na história da Fórmula 1.

Segundo os dados oficiais disponíveis no site da Mercedes, de 2014 ao final de 2020, o time obteve 102 vitórias em corridas, uma porcentagem de vitórias de mais de 70%, com 9 títulos da competição.

Em 2008, o caminho de Toto cruzou com o de Lewis Hamilton, jovem piloto que sonhava em ter uma grande carreira no esporte. Dessa maneira, em 2008, o garoto finalmente estreou nas pistas mais famosas da Fórmula 1 e não parou mais.

Hoje, Lewis contabiliza 7 títulos mundiais da Fórmula 1 entre os anos de 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020. Já no campeonato de construtores, a Mercedes contabiliza 7 títulos, de 2014 até 2020.

Qual é o patrimônio de Toto Wolff?

Wolff contabiliza 30% das ações da Mercedes e isso é muito dinheiro. Mas antes mesmo de chegar até a equipe alemã, ele contava com 15% das ações da Williams. Mas ao partir para a rival, optou por vender a sua parte para investidores.

Em 2014, ele finalmente vendeu as ações ao encontrar o executivo de saúde norte-americano Brad Hollinger, que comprou 5% dos direitos. De acordo com a Forbes, a equipe na época valia $ 380 milhões de dólares.

O patrimônio de Toto, segundo o jornal inglês Daily Express UK, equivale $450 milhões de dólares, ou seja, mais de 230 milhões em reais na cotação atual em setembro de 2021. O seu salário é de 8 milhões de euros por ano, mais de 49 milhões de reais.

Toto é casado?

Toto é casado desde 2011 com Susie Wolff, uma ex-piloto de testes da Fórmula 1 que, hoje, é chefe da equipe da Rokit Venturi Racing na Fórmula E da Mercedes. Da união, nasceu Jack em 10 de abril de 2017, hoje com 4 anos.

Entretanto, Susie é a segunda mulher de Toto. Ele foi casado por 10 anos com Stephanie, com quem teve dois filhos, Benedict e Rosa. Como o CEO não possui redes sociais e são raros os momentos através da Mercedes, praticamente não se encontram fotos da vida pessoal do austríaco.

O empresário e diretor se divide com a família entre Londres, Suíça e os mais diferentes lugares do mundo aos finais de semana de provas. Nas redes sociais, os torcedores da Mercedes parecem adorar Toto, já que o transformam em memes e brincadeiras em todas as oportunidades.

Toto, susie e jack, filho do casal. Foto: twitter reprodução / @susie_wolff

Leia também - Maiores campeões da Fórmula 1: confira quem lidera o ranking 

Última modificação em 22/07/2022 16:17

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por
Tags: F1