Esporte

Entenda por que Tandara, do vôlei feminino, foi suspensa da Olimpíada

Brasileira está fora da Olimpíadas de Tóquio por potencial violação antidoping

Escrito por

Às vésperas da semifinal contra a Coréia do Sul, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) informou na noite desta quinta-feira, 5/8, que Tandara Caixeta, oposta do vôlei feminino do Brasil, foi suspensa provisoriamente por potencial violação de regra antidopagem. Agora, a atleta está fora da competição e deve retornar ao Brasil o quanto antes. Mas, afinal, por que isso aconteceu com Tandara? Entenda a seguir.

O que aconteceu com Tandara do vôlei feminino?

O Comitê Olímpico do Brasil foi notificado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) na manhã desta sexta-feira, ou noite aqui no Brasil, que Tandara Caixeta, 32 anos, recebeu uma suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem. O teste, no entanto, foi realizado em  7 de julho, em Saquarema, enquanto a atleta ainda estava treinando para os Jogos Olímpicos. Agora, a jogadora retornará ao Brasil o quanto antes e não participará da semifinal e de uma possível final.

No caso de Tandara, o COB ainda não informou qual foi a possível infração cometida ou se alguma substância proibida foi encontrada no exame antidoping, realizado para mostrar se o atleta fez ou não o uso de substâncias dopantes para jogar. No entanto, segundo o jornal O Globo, o uso de remédio para controle menstrual por parte de Tandara pode ter provocado o resultado no exame.

O portal Globo Esporte apurou também que o elenco do vôlei feminino do Brasil não sofrerá punições por isso e, portanto, está livre para jogar as semifinais. A punição só acontece se mais atletas forem punidas por testarem positivo no exame, o que não é o caso.

 

Confira a seguir a nota divulgada pelo COB.

 

"O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de vôlei. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema, no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.

A equipe feminina de vôlei disputa partida semifinal dos Jogos Olímpicos contra a Coreia do Sul na noite desta sexta, 6, às 21h do Japão (9h do Brasil)."

O que diz Tandara sobre a suposta violação?

Tandara se manifestou através das redes sociais no finalzinho de noite desta sexta-feira. Através de um post, a assessoria da jogadora informou que Tandara está trabalhando em sua defesa e que não vai se manifestar até que tudo esteja resolvido.

Por fim, na publicação, a jogadora proibiu comentários e, além disso, também postou o comunicado nos stories, mostrando que não falará sobre o assunto antes da hora.

Nota da atleta sobre o caso. Foto: reprodução instagram

Qual é o próximo jogo do Brasil no vôlei feminino?

A equipe brasileira do vôlei feminino entra em quadra na sexta-feira, 06 de agosto de 2021, contra a Coréia do Sul nas semifinais da Olimpíada de Tóquio, a partir das 09h (horário de Brasília). Se vencer, vai para a grande final em busca da medalha de ouro contra o ganhador de Sérvia ou Estados Unidos.

A partida tem transmissão da Rede Globo em todo o país, além de contar também com os canais SporTV e BandSports como opções ao vivo.

 

Leia também - Agenda das Olimpíadas 2021 de sexta: programação e horários – 06/08

Última modificação em 25/07/2022 07:29

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por