Futebol

Copa da Alemanha: conheça a história do torneio alemão

Campeonato tem o Bayern de Munique como maior vencedor; saiba mais sobre a história da Copa da Alemanha

Escrito por

O futebol alemão é conhecido por ter características únicas e equipes de qualidade. A Copa da Alemanha, uma das competições mais importantes do país, é a chance de pequenos clubes mostrarem toda a sua grandeza e seguirem longe, mostrando todo o seu potencial na hora de jogar. Então, conheça um pouco mais sobre o torneio que possui grande importância aos torcedores alemães.

O que é a Copa da Alemanha?

Inicialmente com o nome de Tschammer Pokal, a competição surgiu em 1934 com o intuito de reunir equipes alemãs das mais diversas regiões do país, tomando como modelo a Taça da Inglaterra, atual Copa da Inglaterra. Entretanto, com a Guerra paralisando todas as atividades em 1943, o torneio retomou os jogos em 1952 mas com outro nome e completamente repaginada : a DFB Pokal.

Primeiro modelo da taça da pokal (dfb pokal site oficial / www. Dfb. De)

Além disso, com o período da guerra e a era nazista na Alemanha, os troféus também sofreram alterações, já que a primeira taça lembrava Dr. Peco Bauwens, então presidente da Federação Alemã de Futebol, próximo da era nazista, segundo o site oficial da DFB. Dessa maneira, em 1964, o artista Wilhelm Nagel foi o escolhido para projetar um novo troféu.

Com 6,25 quilos, foram usadas 210 gramas de ouro fino e doze turmalinas, doze cristais de rocha e 18 nefritas. No centro da taça, a peça verde mostra o símbolo da DFB. Além disso, repleta de nomes dos times desde o início da nova era, estima-se que a área de base dure até 2030, tendo que ser trocada por falta de espaço.

Atual modelo da taça da dfb pokal (www. Dfb. De)

Inicialmente, as equipes disputavam jogo de ida e volta. Porém, visando facilitar tanto para as equipes, jogadores e diretoria, a Federação Alemã decidiu em 1991 tornar todas as fases únicas, ou seja, quem vencer está dentro e quem perder, fora. Em caso necessário, a prorrogação acontece ou então os pênaltis.

Quantas equipes participam da Copa da Alemanha?

O torneio dá o pontapé inicial na primeira fase, indo para a segunda, oitavas de final, quartas, semifinal e a tão sonhada final. Ao todo, 64 equipes das mais diferentes regiões do país e divisões do futebol alemão integram o quadro de participantes na primeira fase.

Depois, 32 times entram em campo brigando pela vaga nas oitavas, com 16. Nas quartas, somente 8 e, ao fim, 4 equipes na semifinal.

O primeiro campeão

Em 1934, com o nome de Tschammer Pokal, o Nuremberg bateu o Schalke 04 por 2 a 0 no Düsseldorfer Rheinstadion, na cidade de Düsseldorf, levantando a primeira taça da história da Copa da Alemanha. Dessa forma, nasceu a pequena "amizade" entre as duas equipes que, mesmo ao se enfrentarem, possuem bom contato.

Maiores vencedores da competição

De acordo com o ranking oficial da DFB, o Bayern é o maior vencedor da competição. Com 20 títulos conquistados, lidera com folga. Em segundo lugar aparece o Werder Bremen com 6. Empatados com 5 títulos cada, Schalke 04 e Eintracht Frankfurt disputam o terceiro lugar.

O Borussia Dortmund aparece com 4 taças, enquanto o Nuremberg e Colônia também. Então, confira a lista completa dos vencedores.

  • Bayern de Munique - 20
  • Werder Bremen - 6
  • Schalke 04 - 5
  • Eintracht Frankfurt - 5
  • Colônia - 4
  • Borussia Dortmund - 4
  • Nuremberg - 4
  • Hamburgo - 3
  • Stuttgart - 3
  • Borussia Mönchengladbach - 3
  • Fortuna Düsseldorf - 2
  • 1. FC Kaiserslautern - 2
  • Karlsruher SC - 2
  • Dresdner SC - 2
  • 1860 München - 2
Site oficial dfb pokal (www. Dfb. De)

Último campeão da Copa da Alemanha

Mesmo com a pandemia do coronavírus atingindo todo o mundo, a Federação Alemã conseguiu terminar a temporada 2019/20 sem problemas. Ao fim, Bayer Leverkusen e Bayern de Munique foram os finalistas da competição.

Ademais, a partida aconteceu no dia 4 de julho de 2020, no Estádio Olímpico de Berlim. Por 4 a 2, o time de Munique garantiu a vitória e conquistou mais um título para a conta, sendo o terceiro na temporada, formando a tríplice coroa. Os gols foram marcados por Alaba, Gnabry e dois de Lewandowski. Sven Bender e Havertz descontaram.

 

Última modificação em 27/07/2022 13:14

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por