Futebol

Entenda como funciona as oitavas de final da Sul-americana 2021

Fase de grupos da competição classifica apenas os líderes de cada chave à próxima fase, enquanto demais classificados são oriundos da Libertadores; confira.

Escrito por

A Copa Sul-americana está na reta final de sua fase de grupos e algumas equipes já garantiram sua vaga às oitavas de final. Diferentemente da Libertadores, apenas o líder de cada chave avança à próxima fase, que ainda conta com as equipes que ficarem em terceiro lugar no principal torneio entre clubes do continente. Confira então quem está com a vaga garantida e como funciona as oitavas de final da Copa Sul-americana 2021.

Veja como funciona as oitavas da Sul-americana 2021

As oitavas de final da Copa Sul-americana 2021 tem um sistema diferente do adotado na Libertadores. Ao invés dos dois primeiros de cada grupo avançarem à próxima fase, apenas o líder continua na competição. Então, oito equipes avançam à fase do mata-mata, enquanto as oito vagas restantes ficam com os terceiros colocados da Liberta.

Até o momento, dois brasileiros já estão classificados às oitavas de final: Grêmio e RB Bragantino. Enquanto o Tricolor Gaúcho ainda joga na rodada, mas não pode ser ultrapassado, o Massa Bruta fechou a fase de grupos na liderança ao vencer o Tolima por 2 a 1 e o Emelec perder para o Talleres por 4 a 1.

Rb bragantino garantiu sua vaga às oitavas de final da sul-americana 2021 (foto: twitter/@rebullbraga)

Por outro lado, Atlético Goianiense e Corinthians já não chegam às oitavas de final. O Dragão encerrou sua participação na fase de grupos com a segunda posição de seu grupo, enquanto o Timão ainda joga na rodada, mas não chega à pontuação do líder Peñarol e, por isso, apenas cumpre tabela na rodada.

Athletico e Ceará ainda sonham com a vaga e dependem apenas de si. Para o Furacão, um empate basta para conquistar a classificação, já o Vozão precisa da vitória, mas para não depender de ninguém e se garantir na próxima fase.

A situação do Bahia é a mais complicada até então. Para conquistar a vaga, precisa vencer o Montivideo City Torque e torcer então por uma derrota do Independiente para o lanterna da chave, Guabirá.

Bahia tem dura missão para avançar na sula (foto: felipe oliveira/@ecbahia)

Brasileiros da Libertadores na Sul-americana

Dos sete clubes brasileiros na Libertadores, apenas Internacional e Santos podem jogar a Sul-americana, visto que os outros cinco já estão classificados às oitavas de final do torneio. No entanto, o Colorado está próximo de avançar na competição e precisa apenas de um empate em casa.

Por outro lado, o Peixe não terá vida fácil e precisa vencer o Barcelona-EQU, além de torcer por um tropeço do Boca Juniors para avançar às oitavas da Libertadores. Caso fique em terceiro lugar, sua posição atual, o clube garante a vaga na Copa Sul-americana.

Sorteio das oitavas de final da Sul-americana

O sorteio das oitavas de final da Sul-americana 2021 ocorre possivelmente no mesmo dia da Libertadores, dia 1º de junho. Nele, equipes que terminarem na liderança de seus grupos ficarão no pote 1 e decidirão o confronto em casa, enquanto os clubes oriundos da Libertadores pertencerão ao pote 2.

As equipes do Libertad, Bragantino e Grêmio estão com a primeira posição de seus grupos garantidos na Sul-americana e com a vaga às oitavas de final.

Já pela Libertadores, Junior Barranquilla, Sporting Cristal e América de Cali estão na terceira posição, com a vaga assegurada então na Sula.

Paraguaios do libertad estão classificados na sul-americana (foto: twitter/@libertad_guma)

Pote 1 (classificados):

  • Bragantino (BRA)
  • Grêmio (BRA)
  • Libertad (PAR)

Disputam classificação:

  • Rosario Central (ARG) ou Huachipato (CHI)
  • Ceará (BRA), Arsenal (ARG) ou Bolívar (BOL)
  • Athletico/PR (BRA) ou Melgar (PER)
  • Peñarol (URU) ou River Plate (PAR)
  • Independiente (ARG) Montevideo (URU) e Bahia (BRA)

Pote 2 (terceiros colocados da Libertadores):

  • América de Cali (COL)
  • Sporting Cristal (PER)
  • Junior Barranquilla (COL)

Podem chegar em 3º:

  • Independiente Del Valle (EQU) ou Universitario (PER)
  • Olimpia (PAR) ou Always Ready (BOL)
  • Boca Juniors (ARG), Santos (BRA) ou The Strongest (BOL)
  • LDU (EQU) ou La Calera (CHI)
Santos pode jogar a sul-americana se ficar em terceiro em seu grupo na libertadores (foto: twitter/@santosfc)

+ Oitavas de final da Libertadores 2021: como funciona e data do sorteio

Última modificação em 25/07/2022 14:44

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Compartilhe
Escrito por