Esporte

Olimpíadas 2028: onde será realizada e qual a data de início?

Comitê Olímpico Internacional já definiu o local das próximas edições dos Jogos Olímpicos; confira as cidades-sede.

Escrito por

Os Jogos Olímpicos de Tóquio se encerraram, dia 8 de agosto, e agora o torcedor começa a se perguntar sobre as próximas edições. Em 2024 já está definido que Paris, na França, irá sediar o evento esportivo pela terceira vez na era moderna. A capital francesa organizou os eventos em 1900 e 1924. No entanto, a edição das Olimpíadas 2028 já tem local definido?

Olimpíadas 2028: onde será realizada?

O Comitê Olímpico Internacional (COI) já tem definido onde será realizado as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2028. A entidade escolheu Los Angeles, nos Estados Unidos, para ser sede dos Jogos pela terceira vez. A cidade norte-americana já foi a casa das Olimpíadas em 1932, mas também em 1984.

O anúncio da escolha da sede ocorreu ainda em 2017, juntamente quando a entidade definiu Paris como então cidade-sede da edição de 2024. Inicialmente, as duas cidades concorriam para sediar a próxima edição das Olimpíadas, mas em comum acordo, os norte-americanos aceitaram que os franceses realizassem o evento, para serem a sede de 2028.

Olimpíadas 2028 ocorrem então em los angeles, nos estados unidos - foto: reprodução/olympics. Com

Na última edição olímpica que Los Angeles realizou, em 1984, o Brasil conquistou oito medalhas no total. O atleta Joaquim Cruz garantiu o único ouro brasileiro na edição, nos 800m rasos do atletismo.

O país ficou com cinco pratas, sendo uma na natação com Ricardo Prado, uma no judô com Douglas Vieira, uma na vela com Torben Grael, Ronaldo Camargo e Daniel Adler, uma no futebol e vôlei, ambos masculinos. Por fim, Onmura e Walter Carmona garantiram um bronze cada no judô.

Qual a data para os Jogos Olímpicos de Los Angeles?

Além da cidade-sede, o Comitê Olímpico Internacional já definiu a data para a edição das próximas Olimpíadas em 2028. Los Angeles será a casa dos Jogos de 21 de julho a 6 de agosto. Por outro lado, os Jogos de Paris ocorrem quatro anos antes, em 2024, mas nas datas de 26 de julho a 11 de agosto.

Entretanto, além da definição das duas próximas edições de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o COI definiu neste anos a sede para a edição de 2032. Os organizadores escolheram Brisbane, na Austrália, para realizar o evento.

A cidade australiana era a única concorrente à vaga e recebeu 77 votos favoráveis, mas apenas três contras. Será a terceira vez que o país realiza as Olimpíadas, organizaram em Melbourne-1956 e Sydney-2000. A previsão é que Brisbane sedie o evento de 23 de julho a 8 de agosto de 2032.

 

Leia também

+ Quantos países participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021?

Última modificação em 25/07/2022 07:21

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Compartilhe
Escrito por