Esporte

Por que Lucão, jogador de vôlei do Brasil, joga de máscara?

Atleta do vôlei masculino continua usando a máscara para jogar desde que o esportes voltaram

Escrito por

O vôlei masculino vem fazendo sucesso nas Olimpíadas de Tóquio em 2021. A equipe do Brasil tem grandes atletas como Bruninho, Lucarelli, Maurício Souza e Wallace. No entanto, um fator diferente vem chamando a atenção de torcedores que acompanham os jogos da modalidade. É que Lucão, o central da seleção, usa a máscara em quadra para jogar em todo momento. Mas, afinal, qual o motivo do jogador utilizar o acessório?

Por que Lucão do vôlei joga de máscara?

Não é por ser o jogador mais alto da seleção brasileira de vôlei masculino, com 2,10m, que Lucas Saatkamp, o Lucão como é conhecido, chama a atenção. Na verdade, o real motivo que desperta dúvidas no público é que o atleta usa máscara enquanto joga.

Com a pandemia do Covid-19 em todo o país, os esportes também precisaram parar. Foi então que, seguindo as medidas sanitárias com testes, distâncias e quarentena, o vôlei retornou com suas competições aqui no Brasil.

Jogando o Campeonato Paulista pela equipe do Vôlei Taubaté, do interior de São Paulo, Lucão voltou para as quadras e, mesmo com todas as medidas necessárias, o atleta ainda assim continua a usar máscara. Em entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo, Lucão explicou que tomou a decisão por seu filho de quatro anos, Theo, principalmente com o medo de levar o vírus para dentro de casa.

"A primeira coisa que me preocupa é, claro, de levar dentro da minha casa e para a minha família. O meu filho ele tem uma bronquite muito séria. Eu acostumei, a mim realmente não faz diferença nenhuma, só quando tenho um rali muito grande as vezes e eu me isolo na quadra, levanto um pouco a máscara ali para respirar um pouquinho".

Lucão em quadra por duelo no taubaté. Foto: renato antunes/maxx sports

Quais outros atletas usam a máscara para jogar?

O companheiro de seleção de Lucão, o ponteiro Maurício Borges, também chegou a utilizar a máscara em partidas da Liga das Nações em 2021, na Croácia. Na final, o time consagrou-se campeão ao vencer a Polônia por 3 seta a 1. Em quadra, Maurício vestiu a máscara por diversos momentos assim como Lucão.

Outros exemplos também são vistos no vôlei feminino com Macris, a levantadora da Seleção Brasileira. Também pela Liga das Nações em 2021, a jogadora utilizou em modelo parecido de seus colegas em quadra para se proteger do Covid-19 mesmo com todos os protocolos.

Maurício borges em quadra pela liga das nações. Foto: divulgação/fivb

Confrontos do vôlei masculino nas Olimpíadas 2021

A equipe brasileira estreou com vitória diante da Tunísia na sexta-feira, 23 de julho, sob o placar de 3 sets a 0. Depois, na segunda-feira, dia 26 do mesmo mês, passou por grandes emoções em um complicado confronto diante da Argentina, mas saiu vitoriosa por 3 a 2.

Dessa maneira, em disputa pelo grupo B juntamente com Argentina, Estados Unidos, França, Rússia e Tunísia, o time brasileiro de vôlei precisa vencer os próximos jogos se quiser garantir a classificação até as quartas de final em busca do ouro olímpico em 2021.

  • Brasil 3 x 0 Tunísia
  • Brasil 3 x 2 Argentina
  • Rússia 3 x 0 Brasil
  • Estados Unidos x Brasil – Quinta-feira, 29/07 – 23h05
  • Brasil x França – Sábado, 31/07 – 23h05

 

Leia também - Agenda das Olimpíadas 2021: horários e programação de quarta – 28/7 

Última modificação em 25/07/2022 08:58

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por