Esporte

Semifinais da Champions: raio-x dos confrontos e onde assistir

Faltam apenas três jogos para definir o campeão do torneio, que conhecerá pelo menos um finalista inédito após as semifinais da Champions

Escrito por

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a fase final da Liga dos Campeões de 2019/2020 foi transformada em um minitorneio a partir da quartas de final, com jogos únicos definindo os classificados. Assim, a primeira rodada neste formato excepcional foi um concentrado de emoções, surpresas e gols. E as semifinais da Champions League prometem repetir a dose ao longo desta semana.

O torneio terá pelo menos um finalista inédito, pois o RB Leipzig eliminou o Atlético de Madri e vai decidir uma das vagas contra o Paris Saint-Germain, que também nunca chegou à decisão. No outro lado da chave, o Lyon surpreendeu o Manchester City e então vai encarar o poderoso Bayern de Munique, embalado após a goleada sobre o Barcelona.

Os dois jogos das semifinais da Champions League serão realizados em Lisboa, com os portões fechados ao público. Em caso de empate, haverá prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis. A grande final está marcada para o próximo domingo, dia 23 de agosto, às 16 horas, no Estádio da Luz. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre cada confronto e saiba onde assistir aos jogos.

Semifinais da Champions

RB Leipzig x Paris Saint-Germain

Brasiliros neymar e marquinhos são destaques do psg nas semifinais da champions (uefa. Com)

Onde assistir?

  • Quando: Terça-feira, 18 de agosto, às 16h
  • Onde: Estádio da Luz, em Lisboa
  • Como assistir: TNT, Facebook do Esporte Interativo e EI Plus

Mesmo depois da saída do atacante Timo Werner, que era a principal referência da equipe, o RB Leipzig se manteve ajustado e contou com outros talentos desenvolvidos nos times pertencentes ao grupo. Assim, conseguiu fazer 2 a 1 sobre o Atlético de Madri e obteve a vaga inédita nas semifinais da Champions.

Um deles é o austríaco Marcel Sabitzer, que veio do Red Bull Salzburg e comandou o meio-campo contra o Atlético de Madri. Autor do gol da vitória, o norte-americano Tyler Adams veio do New York Red Bulls. E o zagueiro francês Dayot Upamecano foi eleito o melhor em campo na classificação histórica.

Agora, no entanto, Upamecano terá a difícil missão de marcar um ataque formado por Neymar. Icardi e Mbappé. Contra a Atalanta, nas quartas, eles tiveram dificuldades, e só conseguiram a vitória de virada por 2 a 1 com dois gols dramáticos nos acréscimos. Neymar foi eleito o melhor em campo e avisou que o PSG vai brigar pelo título.

Afinal, foi investido muito dinheiro neste elenco, e o time francês ainda não tem o título continental. A última aparição do PSG na nas semifinais da Champions havia sido em 1995. Naquele ano, o RB Leipzig ainda nem existia, pois o clube alemão foi fundado em 2009. Em 2020, um deles será finalista do torneio pela primeira vez.

Lyon x Bayern de Munique

Bayern de munique chega às semifinais da champions com lewandowski como artilheiro (uefa. Com)

Onde assistir?

  • Quando: Quarta-feira, 19 de agosto, às 16h
  • Onde: Estádio José Alvalade, em Lisboa
  • Como assistir: TNT, Facebook do Esporte Interativo e EI Plus

Depois de eliminar a Juventus de Cristiano Ronaldo, o jovem time do Lyon montado pelo ídolo Juninho Pernambucano teria o desafio de encarar o Manchester City. Recheado de craques e comandado por Guardiola, o time inglês estava entre os favoritos ao título. Mas fez um jogo abaixo da média nas quartas de final e foi engolido pelo time francês treinado por Rudi Garcia.

Além de Maxwel Cornet, que abriu o placar, e Moussa Dembelé, que fez os dois gols que definiram a vitória por 3 a 1, o grande destaque do Lyon contra o Manchester City foi o francês Houssem Aouar. Ele orquestrou o meio-campo do time ao lado do brasileiro Bruno Guimarães. O Lyon também tem como referência no ataque o holandês Memphis Depay, que foi decisivo contra a Juventus.

Na próxima fase, o Lyon precisará de uma façanha ainda maior contra o Bayern de Munique, algoz da única vez em que o time francês chegou às semifinais da Champions, em 2010. Nesta edição, o gigante alemão desponta como o grande favorito ao título depois do massacre de 8 a 2 aplicado sobre o Barcelona.

O ataque liderado pelo polonês Robert Lewandowski marcou nada menos do que 39 gols em apenas nove jogos nesta edição da Liga dos Campeões. Mas o grande destaque do time é o coletivo. Müller, Perisic, Gnabry, Goretzka, Coutinho... Enfim, o que não falta no Bayern é craque para empurrar a bola para a rede. E isso o time treinado por Hans-Dieter Flick já mostrou que sabe fazer muito bem.

Última modificação em 29/07/2022 10:43

Rafael Bruno

Jornalista esportivo desde 2008, trabalhei em duas Copas e três Olimpíadas na redação do UOL Esporte, além de coberturas in loco de UFC, Fórmula 1 e Copa Davis.

Compartilhe
Escrito por