Finanças

Como investir o prêmio da Mega-Sena da melhor forma

Conversamos com especialistas para entender o que um novo milionário deveria considerar para fazer o dinheiro render e para aprender como investir o prêmio da mega-sena da melhor forma. Confira!

Escrito por

Você saberia como investir o prêmio da Mega-Sena  se  fosse contemplado? Ganhar na loteria e ficar milionário de uma hora para a outra é o sonho de muita gente. Mas se isso acontecesse com você, o que faria com esses milhões a mais? Estaria preparado para lidar com isso?

Apesar de parecer algo muito distante da realidade brasileira, saiba que de acordo com o Relatório de Riqueza Global do banco Credit Suisse, apenas em 2019 o País ganhou 42 mil novos milionários. A projeção é que até 2024 o número seja 23% maior.

 

Como investir o prêmio da Mega-Sena buscando equilíbrio emocional?

 

A primeira necessidade a ser considerada em uma situação onde muito dinheiro aparece na conta de uma hora para a outra é manter o equilíbrio emocional. “Todos querem ficar ricos, mas a grande questão é: quantos estão preparados para isso?”, questiona o psicólogo especializado em saúde mental e psicologia econômica Fábio Pedroso.

Para o especialista, existem alguns fatores de extrema importância e que muitas vezes são colocados de lado quando se fala em riqueza. “A voracidade é um deles. As pessoas são e estão tão vorazes que quando se veem em uma melhor condição financeira que tratam logo de ir ao shopping. Será que querem comprar ou não sabem lidar com a situação de ter dinheiro em mãos?”.

No caso de alguém que viesse a se tornar milionário e estivesse pensando em como investir o prêmio da Mega-Sena, por exemplo, Fábio aconselharia primeiramente um trabalho emocional para perceber o que interfere na tomada de decisão financeira.

“Depois, procurar um profissional que te ajude a organizar todas essas coisas pode ser uma opção interessante, pois a partir daí é possível começar se organizar tanto na área financeira quanto em qualquer outra área de sua vida.”, conclui.

 

Como investir o prêmio da Mega-Sena sem se precipitar?

 

O sócio-diretor da Messem Investimentos, Willian Kahler, alerta para o perigo da precipitação na tomada de decisão. Ele acredita que a primeira dica para alguém que recebeu um valor consideravelmente alto em liquidez, vindo de mega-sena, reality show ou mesmo da venda de uma empresa ou herança é não gastar nada antes de um ano.

“Não compre absolutamente nenhum bem, nem luxo, imóveis ou qualquer outra coisa durante esse prazo. Invista. Se acostume com o fato de ter maior liquidez e você vai encarar o seu novo montante financeiro com mais naturalidade e tomar melhores decisões.”

A segunda dica dele é procurar um especialista para auxiliar com as aplicações financeiras. “Vise encontrar alguém de confiança, com quem você possa estabelecer um relacionamento de longo prazo e que ofereça uma boa qualidade de atendimento. Quando falamos de saúde, geralmente procuramos um médico conhecido para tratar algum caso ou aquele médico de confiança que nos atende por gerações. Por que fazer diferente com investimentos?”, indaga.

 

Se acostume com a riqueza antes de começar a gastar

 

Para o especialista em gestão financeira André Aragão, ganhar uma bolada do dia para noite pode ser um alívio, mas é preciso cuidado para não falir nos primeiros meses, se proteger dos oportunistas de plantão e manter a nova riqueza.  “Ganhar um prêmio como o da Mega-Sena pode ser a melhor coisa que já lhe aconteceu na vida.  Porém, é preciso primeiro se acostumar com a riqueza, antes de começar a gastar.”, explica.

Para quem tiver que pensar em como investir o prêmio da Mega-Sena, ele aconselha manter a calma e o anonimato, contratar uma boa assessoria tributária e financeira, manter a rotina profissional, quitar as dívidas e não fazer mudanças drásticas no estilo de vida.

Imagem: reprodução/unsplash

Pontos importantes para saber como investir o prêmio da Mega-Sena

 

Entre algumas questões importantes que devem ser consideradas por um novo milionário que esteja pensando em como investir o prêmio da Mega-Sena ou de outra fonte estão:

- O perfil de investidor:

 

Para André Aragão, mesmo quem acabou de ganhar uma fortuna precisa considerar o seu perfil.  “O perfil de investidor é o resultado de uma análise das suas características em relação à segurança, liquidez, rentabilidade e objetivo do investimento.”

Willian Kahler reforça este ponto. “Cada pessoa reage de uma maneira quando falamos de aplicações financeiras, pois cada um tem sua tolerância a risco, oscilações e prazos. Busque se conhecer bem e fazer seu perfil de investidor antes de tomar qualquer decisão e, principalmente, diversifique. Pensando de maneira clara, você se sente mais seguro entrando em um elevador preso a um único cabo ou em um que tenha cinco ou mais cabos?”, aconselha.

- Investir em educação financeira:

 

Willian Kahler lembra que por mais que se tenha um especialista ao lado é importante que a pessoa que queira saber como investir o prêmio da Mega-Sena também tenha um certo conhecimento de como lidar com o seu patrimônio. Como exemplo, ele lembra a necessidade de se conhecer opções além dos bancos.

“Eles são mais limitados em diversidade de produtos e eventualmente podem ter atendimento que não seja direcionado exclusivamente para investimentos. Quem já ouviu uma notícia: “Prêmio da Mega-Sena da virada rende X mil reais por mês na poupança”?. As lotéricas pertencem a Caixa Econômica Federal que, por sua vez, tem como um dos principais pilares do seu negócio o crédito habitacional, e a poupança destina 65% dos seus recursos para crédito imobiliário. Coincidência, não é mesmo?”

- Paciência é a palavra-chave:

 

“Não existe dinheiro fácil, por que no mercado financeiro existiria?”, questiona Aragão. Ele sugere desconfiar sempre de promessas de altos ganhos em curtos espaços de tempo. “No processo de acumulação de patrimônio não existem atalhos. Tenha paciência, vislumbre o horizonte de longo prazo, faça aportes consistentes e racionais e deixe o tempo atuar a seu favor”.

- Pense em gerar renda passiva:

 

“A renda passiva é a melhor forma de você conquistar a independência financeira. No entanto, a renda ativa é fundamental para que a maioria das pessoas tenham oportunidades de aplicar em investimentos rentáveis, buscando aumentar o seu patrimônio.  O ideal é que a pessoa consiga conciliar as duas rendas: aplicar com inteligência parte de sua renda ativa, de forma que consiga se assegurar de riscos e tranquilizar seu futuro com uma renda passiva. Alguns exemplos de renda passiva de longo prazo: fundos imobiliários, dividendos, previdência privada, tesouro, entre outros. Para quem deseja viver de renda passiva, o fator “tempo” é fundamental.”

 

 

 

Última modificação em 29/07/2022 10:38

Janaina Gimael

Jornalista, educadora financeira e contadora de histórias. Tem especialização em economia para jornalistas, terapia financeira e psicologia econômica. É articulista do Dinheirama e já passou por empresas como Bloomberg, Patagon, Agência Dinheiro Vivo e Nubank. No insta: @janaina.dimdim

Compartilhe
Escrito por