Beleza

Máscara de argila preta: a lama vulcânica que desintoxica e firma a pele

A máscara de argila preta é rica em minerais que lhe conferem ação desintoxicante, anti-inflamatória, antibactericida e firmadora. Saiba mais.

Escrito por

A máscara de argila preta (também conhecida como lama vulcânica) é feita da mais nobre de todas as argilas. Para obtê-la é necessário descer quatro metros abaixo da superfície para chegar onde os níveis de alumínio e silício são maiores e os de ferro menores.

Apenas assim encontramos a combinação mineral que torna a argila preta capaz de fazer maravilhas pela sua pele. Devido a essa alta concentração de alumínio e silício, a argila preta (também conhecida como lama vulcânica) possui ação anti-inflamatória e restauradora da epiderme.

Além disso, a máscara de argila preta é normaliza e cicatriza os tecidos. Sendo assim, apesar de seu uso ser muito comum para finalidades cosméticas, ela também pode auxiliar em tratamentos médicos.

Outra propriedade da argila preta é a presença de elétrons livres em sua estrutura. Por isso, lhe são conferidas capacidades energéticas, radiônicas e iônicas.

Saiba tudo o que essa máscara pode fazer pela sua pele!

 

Benefícios da máscara de argila preta

 

Combater a acne

 

Graças às sua ação antibacteriana e anti-inflamatória, a máscara de argila preta é indicada para o tratamento da acne e outras infecções na pele.

Além disso, sua ação absorvente e desintoxicante promove uma limpeza profunda dos poros, favorecendo a secagem das espinhas.

 

Deixar a pele mais firme

 

Devido ao magnésio presente em sua composição, a argila preta é capaz de estimular e otimizar a produção de colágeno da pele.

Além disso, o silicato de alumínio tem ação tensora, causando um efeito de lifting temporário após o uso da máscara.

Para completar, a alta quantidade de matéria orgânica e enxofre na máscara de argila preta trazem benefícios à saúde cutânea.

Imagem: reprodução / ketut subiyanto via pexels

Desintoxica a pele

 

Especialmente para aquelas que vivem em grandes cidades com altos índices de poluição, a máscara de argila preta é uma boa aliada.

Sua combinação de compostos a torna capaz de absorver resíduos impregnados nos poros da pele, como o excesso de oleosidade, sujeira e resíduos a que somos expostos no dia a dia.

 

 

Como fazer a máscara de argila preta

 

Fazer uma máscara de argila preta é simples: você só precisa misturar 1 colher de sopa de argila com soro fisiológico ou água mineral até formar uma pasta.

Porém, se você quiser potencializar a ação da sua máscara, você pode adicionar algumas coisas à sua máscara. Por exemplo:

  • troque o soro fisiológico por chá de camomila ou calêndula
  • pingue algumas gotas do óleo essencial de sua preferência
  • adicione uma colher de chá de seu hidrolato favorito

Mas atenção: os óleos essenciais são muito concentrados. Se for utilizá-los, use uma ou duas gotas apenas. Isso já é suficiente.

Deixe sua máscara no rosto até que ela comece a secar e então remova. Nunca deixe sua máscara de argila secar completamente no seu rosto.

Caso queira fazer sua máscara durar mais tempo, use um borrifador para umidificá-la quando começar a clarear.

Cuidados ao adquirir a argila preta

 

De acordo com entrevista da dermatologista Lilian Odo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a argila é um ingrediente natural que purifica e hidrata a pele.

Sendo assim, é um tipo de tratamento cosmético seguro para fazer em casa. No entanto, a especialista enfatiza a necessidade de atenção à origem, validade e conservação do produto.

Afinal, como já falamos em nosso artigo dobre argila amarela saber de onde sua argila vem é fundamental para se certificar de que a substância não contenha toxinas e metais pesados.

Logo, sempre peça o laudo técnico da argila quando for comprar uma marca que você ainda não conhece. Ou, se preferir, compre sempre de marcar nas quais você confia.

Se você leu até aqui e acha que a argila preta não atende exatamente as suas necessidades, não se preocupe! Preparamos um Guia Definitivo das Máscaras de Argila pra que você encontre a sua.

Última modificação em 29/07/2022 11:06

Débora Cunha

Professora, tradutora e redatora. Gosto de pessoas, livros e filmes que me provocam a pensar e enxergar além do óbvio.

Compartilhe
Escrito por