Moda

Macramê passo a passo: 40 ideias para se inspirar e criar

A técnica consiste em fios trançados e atados em nós. Sem nenhuma ferramenta além de tesouras, é possível criar coisas para cama, mesa e banho. Além de roupas e assessórios criativos

Em meio ao isolamento social, a busca por um passatempo cresceu, abrindo espaço para novas habilidades manuais. Assim, quem voltou a ser destaque, tanto na moda como também na decoração, foi o macramê, uma técnica de tecelagem que atravessa as décadas. Então veja a seguir como esses nós podem compor novos looks e aprenda o macramê passo a passo.

Qual a origem do macramê?

O Macramê se origina dos tecelões árabes do século XIII. A palavra deriva de “migramah” que significa “franja”, referindo-se às franjas decorativas em camelos e cavalos, que ajudavam, entre outras coisas, a manter as moscas afastadas nas regiões quentes do deserto do norte da África.

Ficou marcado também como o artesanato de marinheiros europeus, e no final do século XVII a moda fez sucesso na corte britânica, moldada pelo gosto da rainha Maria II. Entretanto,  o grande fenômeno chegaria décadas mais tarde, em plena era vitoriana. O macramê passou então a ser um dos labores mais populares entre as donas de casa inglesas.

De fato, o Macramê voltou a ter status no início dos anos 70, depois que a revista Vogue publicou um texto sobre o assunto, elevando-o à categoria de “modern-chic”.

Como começar a fazer macramê?

A técnica consiste em fios trançados e atados em nós, e a grande vantagem é que para começar o macramê você só vai precisar de fios, uma tesoura e as mãos para trançar.

No lugar das agulha, você só precisa das mãos e com elas, dar dois pontos: nó duplo e o ponto festonê -  que é constituído de dois nós simples em sequência sobre um fio que é denominado "guia"; pode ser horizontal, vertical ou diagonal.

Macramê passo a passo

Qual é a linha para fazer macramê?

Por ser uma técnica extremamente versátil, não existem muitas exigências. O material mais usado é o barbante cru, no entanto, é possível inovar com lã, fio encerado e até nylon. Por isso, o importante é não perder a oportunidade de produzir a sua peça.  E assim, além de inovar o guarda roupa, cama, mesa e banho, você pode ganhar uma renda extra.

Macramê passo a passo - veja  a técnica

Como prometido, neste vídeo será possível entender como é simples fazer os nós do macramê. E assim, você aproveita e já aprende a executá-los:

Ainda assim, existem também algumas técnicas mais especificas. Como medir o tamanho da linha, como observar se o seu trabalho está ficando realmente bonito e vários outras dicas que pode pode conferir neste tutorial:

 

Macramê na decoração

Fazer macramê é colocar a criatividade para jogo. Além disso, as peças produzidas pela técnica podem ser os detalhes que faltavam para fazer da sua casa o ambiente acolhedor que você sempre sonhou. Agora que você já aprendeu o básico, veja alguns exemplos:

Portanto, de forma muito barata e prática, essa peça pode decorar a sua cama. São vários formatos, cores e tamanhos. Com certeza, vai gostar de alguma!

Colcha de macramê

O macramê pode decorar a sua cama (foto: pinterest)

Esta é uma opção de peseira para cama em um fio diferente do barbante cru:

Caminho de mesa

Se o macramê é cama, ele também é mesa. Provavelmente uma das formas mais comuns da peça. Vai dizer que nunca viu um macramê como suporte de uma planta ou caminho de mesa? Não!? Então veja:

Macramê como caminho de mesa (foro: pinterest)
Caminho de mesa - foto: @emanearte

 

Veja como fazer sua tolha de mesa em macramê

Macramê no banheiro

Se o macramê é cama e mesa, com toda a certeza ele é banho! Existem várias formar de incrementar a decoração do seu banheiro. No entanto, uma bastante útil é o suporte para papel higiênico!

Suporte de papel higiênico em macramê (foto: pinterest)

Macramê passo a passo

Macramê na decoração da casa - fácil e barata

As peças em macramê podem dar um plus para a decoração de sua casa. De molduras de espelhos à flâmulas. Muita coisa se faz com a técnica. No entanto, o objeto mais conhecido são as cortinas. Capazes de dividir ambientes de uma forma delicada e natural, fazem grande sucesso.

Cortina de macramê (foto: pinterest)

Aprenda a fazer! É necessária muita paciência, no entanto, o resultado vai te proporcionar grande satisfação!

Cama de gato em macramê (foto: pinterest)

 

Flâmula em macramê (foto: pinterest)
Assento em macramê (foto: pinterest)

Como fazer suporte de planta de macramê?

Agora, se você é da turma que ama plantinhas dentro de casa, tenho uma notícia para te dar: existem suportes e capas para vasos, painéis e várias outras coisas que vão complementar a sua decoração verde.

Suportes de plantas e vasos em macramê (foto: pinterest)

Descubra como é simples e versátil complementar a beleza dos seus vasos de plantas:

Repare na combinação dessas peças!

Decoração com macramê (foto: pinterest)

Engana-se quem pensa que o macramê não é jovial! Repare nesta moldura de espelho!

Espelho decorado com macramê (foto: pinterest)

Brinco, colar e pulseira de macramê

Nos anos 60, a cultura hippie desenterrou-o. Fizeram-se pulseiras, acessórios para os pés e malas à tiracolo. Saiu de cena por um tempo, no entanto, voltou com tudo.

Brincos em macramê (foto: pinterest)

 

 

Mochila de praia feita com macramê (foto: pinterest)

Descubra as famosas pulseiras em macramê

Passo a passo para fazer uma pulseira simples em macramê (foto: pinterest)

Casamento boho com macramê

O estilo que segue principalmente influências hippies pode ser o charme que faltava para a sua festa de casamento. E além de tudo, ele pode fazer muita diferença. Inegavelmente atenção aos detalhes é tudo! Veja:

Porta talheres de casamento com macramê (foto: pinterest)
Bolo de casamento com macramê (foto: pinterest)
Detalhes de casamento com macramê (foto: pinterest)
Detalhes de casamento com macramê (foto: pinterest)
Buquê de noiva com macramê (foto: pinterest)
Detalhes de casamento com macramê (foto: pinterest)
Assessório de noivas (foto: pinterest)

Aliás, macramê é tendência nas roupas

Sem dúvidas inovação pode ser um dos sinônimos da moda. Contudo, para isso, é necessário recriar, resgatar e ativar o ponto máximo da criatividade. Se chegamos até aqui, e você ainda não acredita na versatilidade do macramê, veja essas peças!

Looks com macramê (foto: pinterest)
Looks com macramê (foto: pinterest)
Macramê em fitas de couro (foto: pinterest)
Saia de praia em macramê (foto: pinterest)

Cinco erros mais comuns que iniciantes cometem

Por fim, também é importante saber que é importe manter a calma e construir cada projeto a seu tempo! Portanto, a prática e a persistência garantem os melhores resultados. Portanto, veja as dicas da especialista em macramê e arte terapeuta, Osana:

Então, agora é só colocar a mão na massa e começar a criar.

Última modificação em 11/10/2023 20:05

Compartilhe