Categories: Indústria

Pátria e Shell têm aval do Cade para transação

O fundo de investimento Pátria Infra FIP teve aprovada a compra de fatia de uma termelétrica no Rio de Janeiro, de acordo com o órgão antitruste.

O fundo de investimento em participações Pátria Infra FIP, gerido pela Pátria Infraestrutura e pela Shell Brasil, da petroleira Shell, teve aprovada sem restrições no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a compra de fatia em uma termelétrica no Rio de Janeiro. A informação consta de despacho do órgão antitruste no Diário Oficial da União desta terça-feira (04). Pelo acordo, o Pátria Infra FIP vai adquirir junto à atual controladora, Mitsubishi Hitachi Power Systems Americas, uma participação na Marlim Azul Energia, que conquistou em leilão do governo federal no ano passado contratos para construir a termelétrica Vale Azul II, com 466 megawatts em capacidade, que será instalada na cidade de Macaé (RJ).

Pátria e Shell poderiam explorar uma joint venture

De acordo com o órgão antitruste, havia um acordo formalizado entre as empresas em maio deste ano, pelo qual o Pátria Infra FIP e a Shell poderiam explorar uma joint venture para o projeto. Os termos da transação não foram relevados pelo Cade, que informou apenas tratar-se de um negócio sem aquisição do controle. Da perspectiva do Pátria Infra FIP, esse investimento é uma oportunidade na área de infraestrutura compatível com seus objetivos a longo prazo. Por outro lado, para a Shell isso permitirá que construa capacidade de desenvolvimento de energia no Brasil , afirmou o Cade em seu parecer, que não viu preocupações concorrenciais na transação.

Gás

O órgão antitruste destacou ainda que a Shell provavelmente ficará responsável pelo fornecimento de gás ao empreendimento após o fechamento da operação. A térmica Vale Azul II deverá receber investimentos de cerca de R$ 1,2 bilhão, segundo informações da licitação que viabilizou o empreendimento, divulgadas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Última modificação em 29/07/2022 11:52

Compartilhe