Bolsa

Ibovespa abre sem rumo definido após ganhos dos últimos dias

Varejo brasileiro em abril, ressaca da inflação nos Estados Unidos e tensão no cenário político e na CPI no radar

Escrito por

O Ibovespa abre o pregão desta sexta-feira, 11, mostrando sinais de cautela dos investidores, após registrar ganhos sequenciais, apenas com dois dias de queda, nas últimas duas semanas, chegando a se aproximar dos 131 mil pontos. Agora, abrindo entre perdas e ganhos nesta manhã, o Ibovespa sente os efeitos de um crescimento tão acelerado.

Por aqui, chama a atenção de investidores do Ibovespa a notícia sobre o volume de serviços. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o indicador cresceu 0,7% em abril. Ficou acima do 0,6% esperado pelos economistas de acordo com dados compilados pela Refinitiv. Já na comparação com abril de 2020 o salto foi de 19,8%, segundo crescimento seguido e o maior da série história, que começou em 2012.

Enquanto isso, no noticiário político, destaque para a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o uso de máscara e a informação de que fará um decreto para liberar o uso da proteção para quem está vacinado ou que teve covid-19. Decisão que contraria pareceres da comunidade científica, que só aconselham a liberação após vacinação avançada. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, diz desconhecer essa decisão.

Assim, com isso no radar, o Ibovespa abre em leve alta de 0,03%, a 130.120 pontos, às 10h11 (horário de Brasília).

Ibovespa hoje, 11 de junho de 2021

Já sobre o mercado externo, investidores do Ibovespa ainda repercutem a inflação americana. Na manhã de ontem, o Bureau of Labor Statistics divulgou que a inflação saltou 0,6% em maio e 5% na base anual. Enquanto isso, a projeção, segundo consenso do Refinitiv, era de alta de 0,4% na comparação com abril e de 4,7% frente a maio de 2020. Isso serviu para acalmar os ânimos do mercado, que temiam um avanço maior da inflação nos EUA.

Além disso, atenção para o encontro do G7 nesta sexta-feira em Cornwall, no Reino Unido. Representantes da Alemanha, Canadá, França, Estados Unidos, Itália, Reino Unido e Japão devem falar sobre a vacinação em países em desenvolvimento. Dependendo da decisão dos líderes, pode haver respingos no Ibovespa ao longo do dia.

Última modificação em 21/07/2022 11:03

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Ibovespa