Bolsa

Ibovespa abre em queda com desempenho ruim no exterior

Índice brasileiro é pressionado pelo mau humor externo, com risco de alta da inflação

Escrito por

Depois de um dia morno, o Ibovespa abriu em  queda nesta terça-feira, 11, puxado por um desempenho ruim dos índices exteriores. Há temor, nos Estados Unidos, de alta da inflação, podendo afetar os mercados. Afinal, o assunto volta ao radar conforme se aproxima a divulgação dos dados de inflação do País, já na próxima quarta-feira.

Além disso, caem as ações de empresas de tecnologia. A movimentação ocorre, principalmente, por conta do avanço da vacinação nos Estados Unidos, com 45% da população imunizada. Com isso, há um temor no mercado de que as ações da chamadas big techs (Facebook, Twitter, Apple) sofram com a diminuição do home office e outras práticas.

Até mesmo as bolsas asiáticas sofrem. O índice Nikkei, do mercado japonês, fechou com queda de 3,08%; o Hang Seng Index, de Hong Kong, caiu 2%. Já o Kospi, da Coreia do Sul, marcou um recuo de 1,23%. Por fim, apenas a China teve bons resultados, com alta de 0,4% no índice Shanghai composto e de 0,36% no Shenzhen composto.

O Ibovespa abriu com queda de 0,09%, a 121.798 pontos, às 10h07 (horário de Brasília).

Ibovespa hoje, 11 de maio de 2021

Apesar da forte movimentação internacional, o cenário doméstico também registra indicadores. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,31% em abril, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ficou em linha com a expectativa de analistas, segundo a Refinitiv, de alta de 0,30%.

Além disso, o noticiário político está movimentado após o Tribunal de Contas da União (TCU) anunciar que vai investigar um possível "orçamento paralelo" do governo Jair Bolsonaro, de R$ 3 bilhões. A informação foi revelada no último domingo, 9, pelo jornal O Estado de S. Paulo, com alvo no Ministério do Desenvolvimento Regional.

A investigação foi pedida pelo subprocurador-geral do Ministério Público, Lucas Rocha Furtado. Ele afirma que o presidente Bolsonaro pode ter atentado contra a lei orçamentária, um crime de responsabilidade previsto no artigo 85 da Constituição. A reportagem ainda mostra vínculo deputados e senadores, com 101 ofícios enviados.

Última modificação em 26/07/2022 07:18

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por