Bolsa

Ibovespa abre em leve alta em dia de poucos dados econômicos

Compra de parte da BRF pela Marfrig ajuda Ibovespa a registrar leves ganhos no pregão desta segunda-feira

Escrito por

Depois de uma semana recheada de indefinições, o Ibovespa abre a segunda-feira, 24, sem rumo definido. No radar doméstico, principalmente, o relatório Focus da semana que revisa para cima o desempenho da economia brasileira. A revisão positiva é a quinta consecutiva feita pelo boletim, divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC).

Desta vez, as estimativas para o crescimento da economia brasileira em 2021 foram elevadas de 3,45% para 3,52%. Para efeito de comparação, em 19 de abril, a previsão era de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,04% para o período. Mas, para 2022, as expectativas caíram dos 2,38% esperados na semana passada para 2,3% agora.

As projeções para a inflação brasileira em 2021 também subiram, de 5,15% para 5,24%. Em 5 de abril, antes da primeira elevação no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a expectativa era de alta de 4,81% da inflação em 2021. Enquanto isso, para 2022, é esperada alta de 3,67% do IPCA, acima dos 3,64% da semana anterior.

A taxa básica de juros continua com a expectativa de um aumento da taxa Selic de 0,75 ponto percentual na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em junho, para 4,25% ao ano. Para o fim de 2021 e 2022 foram mantidas em 5,50% e 6,50%, respectivamente. Por fim, o dólar se manteve em R$ 5,30 para 2021 e para 2022.

Com tudo isso no radar, o Ibovespa abriu em leve alta de 0,09%, a 122.697 pontos, às 10h11 (horário de Brasília).

Covid e mercado corporativo

Já no setor empresarial, chama a atenção do Ibovespa a compra de 24,23% da BRF pela Marfrig. A empresa justificou a compra dizendo que é um momento de “diversificar os investimentos”. Em comunicado conjunto, as empresas confirmaram a transação, em um negócio de 196,68 milhões de papéis, comprados via opções e leilões em bolsa.

Além disso, no Brasil, nova preocupação com o avanço da Covid-19. Com menos de 20% da população vacinada até agora, especialistas temem pela chegada de uma nova onda de contaminação após ser identificada a variante indiana em território brasileiro. Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a provocar aglomeração no Rio de Janeiro.

Ibovespa hoje, 24 de maio de 2021

No exterior, continua o temor de investidores com relação aos dados de inflação dos Estados Unidos, com reflexos no Ibovespa. Na reunião de abril, o Federal Reserve (Fed) sinalizou que pode reconsiderar as políticas monetárias caso a economia continue a apresentar sinais de rápida melhora, com alta geração de emprego e crescimento.

Na Ásia, as bolsas fecharam em sua maioria em alta. No entanto, assim como no Ibovespa, investidores continuam de olho em novas ondas de contaminação de coronavírus, assim como preocupações com a inflação americana. Além disso, o minério de ferro registra nova queda, com o contrato futuro na Bolsa de Dalian, da China, em baixa de 5%.

Última modificação em 25/07/2022 14:56

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por