Bolsa

Ibovespa abre em alta com bons resultados no exterior

Bom desempenho de bolsas no exterior ajuda a elevar índice, mas Orçamento 2021 continua a pressionar ânimo de investidores

Escrito por

Depois da pausa do feriado do Dia de Tiradentes aqui no Brasil, o Ibovespa interrompeu a sucessão de quedas e abriu a quinta-feira, 22, em alta. Influencia o ânimo dos investidores com os bons resultados de bolsas do exterior registradas na véspera. Nos Estados Unidos, principalmente, há um otimismo de mercado quanto à perspectiva de recuperação econômica.  A boa notícia pela manhã veio da queda de 39 mil pedidos do seguro-desemprego nos EUA, na semana encerrada em 17 de abril. Agora, são 547 mil pedidos, informa o Departamento do Trabalho local. É o menor nível do indicador desde 14 de março de 2020.

Investidores analisam a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de não alterar a taxa de juros da região. A instituição também optou por manter seu programa de compra de ativos, destacando que o ritmo de aquisições será mais elevado ao longo do trimestre do que nos primeiros meses do ano.

Os índices asiáticos fecharam o pregão com fortes altas. O índice Nikkei subiu 2,38%, após dois dias de perdas, enquanto o índice Topix marcou uma subida de 1,82%.  Às 10h15 (pelo horário de Brasília), o Ibovespa registrava alta de 0,61%, aos 120.788 pontos. O dólar recuava 1,08% a R$ 5,490.

Ibovespa hoje, 22 de abril de 2021

Apesar do bom momento no exterior, investidores do Ibovespa olham com cautela para o mercado doméstico. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aprovou o projeto de lei que tirou programas emergenciais da meta fiscal e autorizou o  bloqueio de R$ 9 bilhões em gastos não obrigatórios do Orçamento 2021. a aprovação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na quarta-feira, 21.

Com isso, programas como o BEm e Pronampe, além de ações contra o coronavírus, não são contabilizados na meta fiscal. Assim, o governo consegue manter alguns gastos sem incorrer no crime de responsabilidade fiscal. A aprovação do projeto de lei ontem é forte indício de que o presidente sancionará o Orçamento nesta quinta-feira, prazo-limite.

Investidores também estarão de olho na fala do presidente Bolsonaro na Cúpula do Clima. O Brasil está no radar do mundo e também sob grande pressão devido à falta de uma postura do governo brasileiro quanto a ações para proteção do meio ambiente, contra o desmatamento da Amazônia e de um plano transparente quanto a ações e metaspara redução das emissões dos gases de efeito estufa.

Última modificação em 26/07/2022 12:48

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por