Criptomoedas

Digital Dollar terá projetos-piloto para testar dólar digital

Ao menos cinco projetos nesse sentido estão na mira da empresa americana e devem ser lançados até 2022

Escrito por

A Digital Dollar Project, empresa privada com sede nos Estados Unidos, anunciou que pretende dar início a pelo menos cinco projetos-piloto para testar uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC) que possa ser emitida e operada pelo Federal Reserve (Fed)

A organização é liderada por ex-reguladores americanos e executivos da consultoria Accenture e anunciou que a intenção é lançar os projetos-piloto até o próximo ano, buscando avaliar diferentes aspectos de um dólar digital. 

A empresa argumenta que uma forma tokenizada da principal moeda de reserva internacional emitida pelo banco central da moeda dos EUA poderia ajudar a melhorar o acesso financeiro para quem não tem banco e facilitar o desembolso de ajuda governamental. 

A Digital Dollar Foundation foi fundada em 2020 pela Accenture, com o ex-presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC), J. Christopher Giancarlo, o ex-diretor do LabCFTC, Daniel Gorfine, e o investidor Charles Giancarlo, para projetar e defender um projeto de dólar digital. 

Embora seja um esforço privado e separado da pesquisa própria do Fed em uma CBDC, David Treat, diretor-gerente sênior da Accenture e um dos diretores do projeto, afirmou que os dois grupos mantêm contato. 

Todos os cinco projetos-piloto previstos vão buscar avaliar se o dólar digital pode beneficiar indivíduos que não possuem serviços bancários, indivíduos que têm acesso a serviços bancários e pequenas empresas, e como isso poderia ser feito.

“O que estamos anunciando é uma estrutura de financiamento, uma estrutura de processo e uma estrutura de como a Projeto Digital Dollar vai formar um campo de testes para esses (esforços)”, disse Treat.

Dólar digital em CBDC

O diretor também disse que, embora recebam apoio da Accenture, os projetos são independentes e com financiamento próprio. Treat não quis dar mais detalhes, mas ressalta que o projeto busca estar “o mais próximo ... quanto pudermos” de um aplicativo do mundo real.

“Claro, até que seja algo cunhado e emitido pelo Federal Reserve, não será uma moeda digital do banco central, mas a vantagem que temos é a mesma estrutura subjacente. Podemos usar uma estrutura stablecoin para demonstrar diretamente como um CBDC funcionaria, e a única diferença é quem é o emissor”, explicou.  

Com planos de iniciar testes ainda neste ano, Treat disse que a expectativa é alcançar rapidamente alguns resultados.  “Alguns deles conseguiremos obter resultados com bastante rapidez, medidos em meses, não trimestres, e nos estenderemos até 2022. Conforme os pilotos individuais são concluídos, vamos compartilhar esses resultados”, concluiu. 

FED descartamoeda digital

O Fed, por outro lado, parece pouco empolgado em investir em uma CBDC. Na semana passada, o presidente da instituição, Jerome Powell, disse que o objetivo do Fed não é acelerar o mercado, mas evitar qualquer passo desastroso na digitalização do dólar, além de afirmar que banco central dos EUA está em posição de reserva em relação a um possível CBDC

Última modificação em 26/07/2022 08:14

João Gusson

João ja atuou como minerador de Bitcoin por dois anos e integrou equipes de tecnologia voltado para a digitalização do dinheiro para atender demandas do e-commerce.

Compartilhe
Escrito por