Criptomoedas

Nvidia limitará capacidade de mineração de Ethereum

Objetivo é diferenciar as placas voltadas ao mercado de jogos das projetadas para o mercado de mineração

Escrito por

A Nvidia, uma das mais renomadas fabricantes de placas de processamento gráfico (GPU) do mundo, anunciou que reduzirá a capacidade de minerar criptomoedas nas produções das próximas placas, justamente pensando em não prejudicar o mercado de jogadores, que poderiam sofrer com falta do produto por causa da alta procura.

A estratégia da empresa é diferenciar as placas GPU voltadas ao mercado de jogos, com limitações para mineração, das projetadas para o mercado de mineração, sem as limitações. "Como as GPUs foram originalmente lançadas em seu hashrate máximo, queremos ter certeza de que os clientes saibam exatamente o que estão recebendo quando compram produtos GeForce", disse a Nvidia.

NVidia

O anúncio da empresa, divulgado na terça-feira, 18, ressalta que a produção das placas RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti contarão com rótulo Lite Hash Rate (ou Light Processing Power, LHR) para ajudar a distinguir entre produtos para mineração e os destinados a jogos.  

"Como as GPUs da Nvidia são programáveis, os usuários costumam descobrir novos aplicativos para essas placas, como simulação de modelos climáticos, sequenciamento genético e até mesmo aprendizado profundo e robótica. A mineração de criptomoedas é uma dessas novas aplicações", informa o comunicado no blog da empresa

Anteriormente, a Nvidia já havia limitado a capacidade de mineração de criptomoedas nas placas GeForce RTX 3060, mas alguns usuários encontraram uma forma de contornar a limitação.

Como uma das principais e mais reconhecidas fabricantes de GPU do mundo, a diferenciação entre os tipos de placas tem sido cada vez mais acentuada pela Nvidia, principalmente depois que, em fevereiro deste ano, a empresa apresentou a CMP, uma linha de placas GPU focada na mineração de criptomoedas, que foi disponibilizada em vários países. 

Já no final de março, a gigante de mineração HUT 8, anunciou um investimento de US$ 30 milhões em placas GPU Nvidia, para expandir a sua capacidade de mineração nos EUA. 

Última modificação em 26/07/2022 06:21

João Gusson

João ja atuou como minerador de Bitcoin por dois anos e integrou equipes de tecnologia voltado para a digitalização do dinheiro para atender demandas do e-commerce.

Compartilhe
Escrito por