Criptomoedas

Susep lança edital para segunda edição de projetos para o Sandbox

Projeto ampliará inovação no mercado brasileiro de seguros com o uso do blockchain, a tecnologia do bitcoin

Escrito por

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou, na sexta-feira, 28, Consulta Pública para o novo edital do seu Sandbox, projeto de inovação para o setor de seguros no Brasil que já aprovou o uso de blockchain, a tecnologia do bitcoin, no setor. É a segunda edição que, em 2020, selecionou 11 projetos voltados à inovação de produtos e serviços no mercado de seguros. Para 2021, a expectativa é selecionar 15 projetos.

O Sandbox é um ambiente experimental que apresenta condições especiais, permitindo que as empresas selecionadas ofereçam novas tecnologias ou processos inovadores. O projeto está sendo desenvolvido no país a partir de um outro, do Ministério da Economia, englobando o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Susep, a primeira a implementar o projeto.

Além de capital mínimo requerido ajustado e proporcional ao Sandbox regulatório e à temporariedade da autorização, o projeto estabelece outras facilidades, como a atuação em uma nova plataforma de comunicação tecnológica com a Susep e a redução do número de auditorias exigidas e do custo regulatório de forma geral. 

O foco do Sandbox Regulatório está em produtos massificados de curto prazo e, com isso, estão excluídos os segmentos de previdência, resseguros, grandes riscos e responsabilidade civil, por exemplo.

Susep destaca oportunidade de inovação para o setor

A superintendente da Susep, Solange Vieira destaca a oportunidade estratégica para a inovação no setor: “O Sandbox é um importante passo para o setor e já podemos ver resultados com as empresas que estão operando.

Nossa intenção com essa nova etapa é avançar no apoio ao desenvolvimento e inovações no mercado, permitindo novos entrantes e trazendo mais tecnologias, mais investimentos e mais acesso do seguro para a população”, afirma.

Entre as atividades que o Sandbox trouxe para o mercado de seguros brasileiros está a oferta de coberturas contra furto simples de celular. Ainda no segmento mobile, outra novidade é a utilização de inteligência artificial na análise de processos de ativação do seguro pelo cliente, com pagamentos de indenizações em segundos.

O diretor da Susep, Eduardo Fraga, que também lidera as equipes do Sandbox, disse que a primeira edição do programa viabilizou inovações para o consumidor nos segmentos de vida, acidentes pessoais e automóvel on demand, além de soluções digitais para empresas em ecossistemas de mobilidade, delivery, fintech e e-commerce.  A Consulta Pública receberá sugestões até o dia 17 de  junho.

Última modificação em 25/07/2022 13:15

João Gusson

João ja atuou como minerador de Bitcoin por dois anos e integrou equipes de tecnologia voltado para a digitalização do dinheiro para atender demandas do e-commerce.

Compartilhe
Escrito por