Criptomoedas

Yuan digital vai utilizar contratos inteligentes e combater o AliPay

Afirmação veio do ex-diretor do Banco Popular da China, para quem bancos centrais precisam inovar a moeda

Escrito por

O ex-diretor do Banco Popular da China (PBoC), Yao Qian, disse que o yuan digital usará contratos inteligentes e será construído para combater as plataformas de pagamento projetadas por conglomerados privados, do tipo da Alipay, do Alibaba Group. A afirmação foi feita durante o Fórum Financeiro Internacional em Pequim, quando Qian disse que simplesmente simular o dinheiro físico não será suficiente para que o yuan digital alcance o sucesso e, para se beneficiar totalmente de ser digital, o ideal é o uso de contratos inteligentes.

Ainda segundo a avaliação de Qian, os bancos centrais precisam inovar a moeda fiduciária legal para acompanhar a digitalização e enfrentar a grande quantidade de criptomoedas. O Banco Central Europeu, o Banco do Japão e o Banco Central do Canadá seriam alguns dos exemplos de como se trabalhar moedas digitais inteligentes baseadas em contratos apontados pelo ex-diretor. 

O Yuan Digital

Ele observou que, inicialmente, a criação do yuan digital era uma estratégia da China para conter o impacto das plataformas de pagamento privadas, que se tornaram cada vez mais populares, possivelmente implicando no onipresente serviço de pagamentos do país, Alipay. 

Ele reforçou que, apesar disso, o governo chinês não desenvolveu o yuan chinês como ferramenta de vigilância para rastrear as transações financeiras no país. 

“O yuan digital precisa alcançar um equilíbrio entre a proteção da privacidade dos usuários e a repressão a crimes como lavagem de dinheiro, evasão fiscal e financiamento do terrorismo”, avaliou.

Qian também explicou que, caso Moedas Digitais de Banco Central (CBDC), como o dólar digital e o yuan digital, funcionarem diretamente em redes de blockchain como Ethereum e Diem, os bancos centrais podem fornecê-las aos usuários sem intermediários, com as operações em camadas permitindo que a moeda digital beneficie melhor as pessoas sem conta em banco e promova uma inclusão financeira. 

Yao Qian, que atualmente é diretor do Escritório de Supervisão de Ciência e Tecnologia da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China, participa do desenvolvimento do yuan digital desde o início, em 2014, e chegou a receber o apelido de "Chinese crypto dad", ou o "Pai Chinês do Crypto".

Última modificação em 25/07/2022 13:16

João Gusson

João ja atuou como minerador de Bitcoin por dois anos e integrou equipes de tecnologia voltado para a digitalização do dinheiro para atender demandas do e-commerce.

Compartilhe
Escrito por