Tecnologia & Games

Passo a passo de como rastrear seu Android perdido ou roubado

Confira as formas de ativar o recurso, rastrear seu dispositivo e proteger as suas informações

Você já precisou rastrear seu Android após ter sido roubado ou mesmo perdido? Afinal, perder o celular pode ser corriqueiro, mas ter seu dispositivo roubado não é uma situação tão inusitada. Para usuários de Android, através do Encontre Meu Dispositivo você pode encontrar o aparelho através do login na sua conta do Google. O serviço é oferecido pelo Google Play Protect, sistema de segurança que mantêm o dispositivo, dados e apps seguros. Confira as formas de rastrear o seu Android através do Encontre Meu Dispositivo:

Como deixar meu aparelho rastreável?

Para que seja possível rastrear seu Android, o primeiro passo é ativar o recurso Encontre Meu Dispositivo.

  1. Nas configurações do seu aparelho, selecione a aba “Google”;
  2. Selecione a opção “Segurança”;
  3. Depois selecione “Encontre Meu Dispositivo”;
  4. Marque o botão para ativar o recurso.

É importante lembrar que para o recurso funcionar, além de estar com a opção ativada, é necessário que o dispositivo esteja: ligado, conectado a uma conta do Google, conectado aos dados móveis ou ao Wi-Fi, visível no Google Play e com a localização ativada.

Rastrear seu android através do computador

Apenas é possível rastrear seu Android caso já tenha previamente seguido os passos anteriores. Muitas vezes a opção já vem ativada, mas é importante conferir. Agora, para iniciar o rastreio através do computador:

  1. Acesse a página do rastreador de dispositivos Android - ou pesquise no Google “Encontre Meu Dispositivo”;
  2. Faça login na sua conta do Google vinculada ao smartphone;
  3. Caso o contato seja realizado com sucesso, o site mostrará informações de localização no mapa, o nível de bateria e a conexão com a internet.

Rastrear seu Android através do aplicativo

Para rastrear seu Android através de outro dispositivo é preciso:

  1. Baixar o aplicativo “Encontre Meu Dispositivo” na Play Store;
  2. Logar com a conta no Google vinculada ao seu aparelho;
  3. Selecionar o dispositivo que deseja localizar, e então o contato será realizado.

Opções após rastrear seu Android

Após realizar todos os passos acima para rastrear seu Android, são disponibilizadas três opções de ação: “reproduzir som”, “proteger dispositivo” e “limpar dispositivo”. Confira os usos de cada uma delas:

Reproduzir som: O dispositivo irá, mesmo no modo silencioso ou de vibração, tocar um alarme no volume máximo durante cinco minutos. Essa opção é útil para aqueles que perderam seu dispositivo em lugares como casa e trabalho.

Proteger dispositivo: Nesta opção, o aparelho é bloqueado através do seu PIN, padrão ou senha e a conta Google é desconectada. É útil se você tiver perdido o dispositivo mas existe a possibilidade de encontrá-lo, já que a localização permanece disponível após selecionar a opção.

Limpar dispositivo: Esta opção apaga todos os dados do seu dispositivo. Caso selecione essa opção, não será mais possível rastreá-lo e deve ser usado apenas após a perda definitiva ou roubo. Exclui permanentemente todos os dados do seu aparelho, mas não exclui os dados dos cartões SD. Caso o encontre após a limpeza, provavelmente precisará da senha da sua Conta do Google para usá-lo novamente.

É possível rastrear um celular que foi resetado?

Sim. Este procedimento acontece através do IMEI, o número único de identificação do aparelho que é fornecido às operadoras. O rastreamento é feito através da rede de telefonia, com pedido à Justiça, mas você não tem acesso a esses dados. Ou seja, não vale a pena na maioria das vezes.

O importante é comunicar tanto a operadora quanto a polícia para que o IMEI entre na lista nacional de bloqueio e, assim, o telefone será impedido de ser utilizado em redes celulares brasileiras.

Tem como rastrear o aparelho pelo número do chip?

Não, somente órgãos da segurança pública tem acesso a esse tipo de informação através de ordem judicial.

Última modificação em 29/07/2022 10:58

Compartilhe