Tecnologia & Games

Samsung supera Apple em vendas globais de celulares

Apesar da marca sul-coreana ser a maior vendedora de smartphones do mundo, a Apple continua com a maior receita do segmento

Escrito por

A fabricante coreana Samsung teve um primeiro trimestre de 2021 histórico. De acordo com relatório da Canalys, a marca oriental ficou acima da Apple como a maior vendedora de smartphones do mundo, com 76,5 milhões de celulares comercializados. Com isso, a Samsung agora é dona de 22% do mercado global de celulares inteligentes.

Enquanto isso, na segunda colocação, a Apple e seus iPhones colocou 52,4 milhões de smartphones, abocanhando 15% do total de aparelhos vendidos em todo o mundo. De acordo com o relatório da Canalys, a marca comandada por Tim Cook vendeu menos iPhone 12 Mini do que o esperado, enquanto manteve força do iPhone 12 e iPhone 11.

Apesar da medalha de ouro para a Samsung, é a "empresa da maçã" que reina sozinha na receita -- como indicou balanço recente da Apple. A receita total da Apple cresceu 54%, batendo na casa dos US$ 89,58 bilhões. É um recorde para o trimestre e acima da previsão de US$ 77 bilhões. O valor foi impulsionado pela venda de iPhones.

Além de Samsung e Apple

Enquanto isso, completando o ranking, a marca chinesa Xiaomi, com 49 milhões de unidades, com 14% do total comercializado no período. Somando os  três primeiros colocados, já temos mais da metade dos aparelhos vendidos em todo o mundo, com um total de 347 milhões de aparelhos. É um aumento de 27% em comparação com 2020.

Por fim, bem atrás no número absoluto de dispositivos vendidos, está a chinesa Oppo, com 37,6 milhões de celulares vendidos -- mesmo não tendo presença em vários lugares no mundo. Já em quinto lugar ficou a Vivo Global, marca chinesa que nada tem a ver com a companhia de telecomunicações brasileira, com 36 milhões de smartphones.

Surpreendendo negativamente, a Huawei ficou apenas em 7º lugar no ranking da Canalys, com 18,6 milhões de celulares vendidos. A LG, enquanto isso, continua sendo a marca mais vendido nas Américas, mesmo com o anúncio de que a empresa deixará de operar na linha de smartphones em todo o mundo -- oportunidade para Motorola, TCL e Nokia crescerem no segmento.

Última modificação em 26/07/2022 08:17

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por