A Fazenda 2021

Entenda como funciona a baia em A Fazenda 2021

Entenda como funciona a dinâmica da baia em A Fazenda 2021. Lugar é determinante no jogo da semana e pode significar uma chance da eliminação

Escrito por

Com a estreia de A Fazenda 2021, é praticamente impossível ficar na internet sem se deparar frequentemente com palavras relacionadas e termos específicos do reality da Record TV. Entenda o que é a 'baia' e o que isso significa para os peões e peoas confinados na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão.

A Fazenda 2021: como funciona a baia?

Quando olhamos no dicionário, baia é uma palavra que significa um lugar separado por tábuas e onde, normalmente, os cavalos são colocados para dormir. Em a Fazenda, o reality da Record, o termo ganha outra explicação e pode significar o começo do fim da estadia dos confinados no programa.

Na Fazenda 2021, os participantes são enviados para a baia quando perdem o direito de permanecer na sede - a casa principal do reality. Por lá, os famosos precisam lidar com diversas limitações que vão desde a alimentação até o uso de banheiros. Por exemplo, um participante na baia está proibido de escovar os dentes nos banheiros principais do programa. Ele precisa usar o banheiro da baia, que fica ao ar livre.

Toda semana, participantes são 'condenados' a passar a semana na baia. Essa escolha é um 'efeito colateral' da Prova de Fogo, que acontece toda segunda-feira e vale o poder da chama do lampião. Nessa prova, o vitorioso vira o dono do poder e os dois perdedores são banidos da sede. Cada um dos banidos precisa 'convidar alguém' para acompanhá-lo durante a semana e também ficar restrito de algumas coisas do programa.

Os peões na baia precisam passar a noite no local. (foto: reprodução/record tv)

Assim como nas edições anteriores, a Fazenda 2021 promete momentos tensos depois dos convites para a baia serem distribuídos entre os peões. Isso porque, naturalmente, os participantes preferem ficar no conforto da casa principal. Na baia não tem água quente e nem chuveiro.

Ou seja, na baia ficam quatro pessoas: 2 perdedores da Prova de Fogo e 2 convidados dos perdedores.

Baia é território perigoso durante a formação da roça

Apesar da situação mais 'precária', a limitação do acesso à casa principal não é a situação que mais movimenta o reality rural. Toda terça-feira, dia no qual acontece a formação da roça, necessariamente, o mais votado pela casa precisa dar um 'contragolpe' e puxar uma pessoa da baia para enfrentar na votação popular pela eliminação.

Nesse dia, a ordem dos acontecimentos é assim: o fazendeiro da semana coloca alguém direto na berlinda, depois todos os participantes votam abertamente e definem o segundo roceiro. O mais votado da casa puxa alguém da baia para também compor a roça.

Com essas etapas definidas, o poder do lampião, que está com o ganhador da Prova de Fogo, é revelado e a formação da roça pode sofrer algumas reviravoltas. Depois disso, é feito um jogo 'resta um' onde todos os participantes - exceto o fazendeiro - correm o risco de ir para a roça com o trio. Na dinâmica, uma pessoa precisa salvar a outra e o último participante na brincadeira, aquele que não foi salvo, está na roça.

Os quatro peões que estão na roça se enfrentam no dia seguinte, quarta-feira, na Prova do Fazendeiro. Quem vencer é a autoridade máxima da semana e o trio perdedor passa pela votação para definir o eliminado.

Vão para a roça a indicação do fazendeiro, o mais votado da casa, o contragolpe do mais votado e quem sobrar no 'resta um'. (foto: reprodução/ record tv)

Com isso, estar na baia pode significar três coisas importantes em A Fazenda 2021: a primeira é que o participante terá uma semana ruim mas não vai parar na roça. A segunda é que ele tem uma semana ruim, vai parar na roça e é eliminado do programa e a terceira é o melhor cenário de todos: o peão tem uma semana ruim, vai para a roça, vence a prova do fazendeiro e volta para a sede com o poder máximo da semana.

A Fazenda 2021 vai ao ar diariamente na Record TV às 22h45. Fique por dentro de tudo sobre o reality no DCI.

Última modificação em 21/09/2023 00:16

Leonan Oliveira

Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens pelo Showlivre/R7, Jovem Pan e Faustão na Band.

Compartilhe
Escrito por