Cinema & TV

Em que ano se passa a novela Pantanal?

Adaptação de Bruno Luperi dá toque moderno à trama

Escrito por

O remake de Pantanal segue a mesma história da versão original, mas com toques de contemporaneidade. Quem acompanha o remake na Globo deve ter notado que há cenas que não existiam na primeira edição, como Jove (Jesuíta Barbosa) pulando de paraquedas e sua tia postando tudo nas redes sociais. Afinal, em que ano se passa a novela Pantanal?

Em que ano se passa o remake da novela Pantanal

A novela Pantanal na primeira fase se passou nos anos de 1990 e na segunda fase a trama se passa nos dias atuais.Isso porque no início da segunda fase, que começou na terça-feira (12), Irma (Camila Morgado) filma com um smartphone o sobrinho Jove enquanto o rapaz salta de paraquedas. O vídeo é enviado para Madeleine (Karine Teles), que posta o vídeo nas redes sociais e gera reclamações do filho: "ela só quer curtidas".A filha caçula de Mariana (Selma Egrei) é influenciadora digital no remake da novela, profissão que não existia na década de 90 - e nem ao menos smartphones. Nayara (Victoria Rossetti), flerte de Jove, também sonha em se tornar famosa na internet.Vale lembrar que desde o início da novela, houve uma passagem de mais de vinte anos. A trama começou com José Leôncio (Marcos Palmeira), Madeleine e Filó (Dira Paes) ainda jovens. Foi mostrado o nascimento de Jove e de Juma (Alanis Guillen), filha de Maria (Juliana Paes).Agora, na segunda fase, Jove e Juma estão com 25 anos de idade. Os dois eram crianças de 5 anos quando houve o salto calendário.

Madeleine (karine teles) assiste vídeo de jove (jesuíta barbosa) saltando de paraquedas - foto: reprodução/globoplay
 

Quando Pantanal foi exibida pela primeira vez?

Pantanal foi exibida pela primeira vez em 1990 na extinta TV Manchete e foi o maior sucesso da emissora, deixando até a Globo para trás na época. Depois da falência do canal, a empresa da família Marinho adquiriu os direitos da trama para produzir o remake, que chega às telinhas 32 anos depois.O remake está sendo adaptado por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da versão original. Já é possível notar algumas mudanças, como a inserção de influenciadores digitais na trama. Outra diferença é que três atores assumem os papéis que foram de Claudio Marzo: Irandhir Santos é Joventino, Marcos Palmeira é José Leôncio e Osmar Prado é o Velho do Rio. Na época, Marzo, falecido em 2015, interpretou os três personagens.Há também a inserção de novos personagens, como Eugênio (Almir Sater), chalaneiro que transporta pessoas até o Pantanal. Almir participou da primeira versão da trama, mas como Trindade, papel que agora fica com o seu filho Gabriel Sater.O remake de Pantanal vai ao ar de segunda a sábado, às 21h30, na Globo. Após a exibição na televisão, os episódios ficam disponíveis para os assinantes do Globoplay.Atualmente na trama, Jove está em busca de seu pai peão. O rapaz irá visitá-lo no Pantanal nos próximos dias - será quando ele conhecerá Juma Marruá e ficará apaixonado.+ José Lucas De Nada é filho de quem na novela Pantanal?

Última modificação em 03/08/2022 14:15

Marina Gomieiro

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.

Compartilhe
Escrito por