Cinema & TV

Por que a TV Manchete faliu? Emissora exibiu Pantanal

Canal também ficou conhecido pelas novelas Xica da Silva e A História de Ana Raio e Zé Trovão

Escrito por

A Rede Manchete encerrou as atividades oficialmente em maio de 1999. Fundada no começo da década de 80 por Adolpho Bloch, a emissora produziu e exibiu Pantanal, uma das novelas de maior sucesso da história da televisão, mas isso não foi o suficiente para salvar o canal. Por que a TV Manchete faliu?

Por que a TV Manchete faliu?

A TV Manchete faliu pois acumulou dívidas e processos administrativos. Em maio de 1999, último mês do canal no ar, a empresa devia mais de seis meses de salário a mais de 1.500 funcionários, além de um grande passivo trabalhista e fiscal, de acordo com informações da revista Exame.

Durante os 16 anos que ficou no ar, a Manchete se destacou por sua programação variada e teledramaturgia. Foi o canal responsável por revelar Xuxa Meneghel e Angélica, que anos mais tarde migrariam para a Globo e se tornariam duas das maiores estrelas das décadas de 90 e 2000.

Em 1990, o canal atingiu o sucesso absoluto com Pantanal. A trama escrita por Benedito Ruy Barbosa fez com que a Manchete ultrapassasse a Globo em audiência durante a exibição de alguns capítulos da novela e alcançasse a liderança, feito inédito na história da emissora.

Além de Pantanal, Dona Beija (1986), Kananga do Japão (1989), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), Amazônia (1991) Tocaia Grande (1995) e Xica da Silva (1996) foram algumas das novelas mais marcantes da emissora.

Depois da falência da TV Manchete, as concessões foram transferidas para os empresários Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho. O canal foi sucedido pela TV!, que pouco tempo depois se transformou em Rede TV!, no ar até os dias de hoje.

A marca e o arquivo com todas as fitas da emissora foram vendidos em leilão - Pantanal foi adquirida pelo SBT, que reprisou a trama em 2018.

Pantanal ganha remake na Globo

O remake de Pantanal estreia em 28 de março na Globo. Na época da exibição original da novela, a emissora da família Marinho demorou para admitir que a trama da concorrente era um verdadeiro sucesso, mas logo adquiriu os direitos para produzir uma nova versão da trama.

O folhetim vai ao ar depois de 32 anos da exibição original do folhetim. Quem fica com o papel de Juma Marruá agora é a jovem atriz Alanis Guillen - quem interpretou a menina onça em 1990 foi Cristiana Oliveira.

Jesuíta Barbosa é Joventino, papel de Marcos Winter na versão original. Marcos Palmeira é José Leôncio, enquanto Osmar Prado interpreta o Velho do Rio.

Juliana Paes assume o papel de Maria Marruá. Bruna Linzmeyer, Juliano Cazarré, José Loreto, Irandhir Santos, Almir Sater, Silvero Pereira, Murilo Benício e Dira Paes são alguns dos nomes que completam o elenco.

Juliana paes viverá maria, mãe de juma - - foto: reprodução/globo

 

+ Em que ano o SBT reprisou Pantanal? Novela estará na Globo em 2022

 

Última modificação em 19/07/2022 23:06

Marina Gomieiro

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Novela