Em que ano o SBT reprisou Pantanal? Novela estará na Globo em 2022

Folhetim ganha nova versão e elenco diferente na TV Globo em 2022.

A versão original de Pantanal marcou mais de uma geração ao longo de suas exibições, primeiro o folhetim fez sucesso nos anos 1990 e depois novamente algumas décadas mais tarde, quando ganhou uma nova transmissão no canal de Silvio Santos. Em que ano o SBT reprisou a novela Pantanal? Reprise fez aniversário de 13 anos em junho de 2021.

Em que ano o SBT reprisou a novela Pantanal?

O SBT reprisou a novela Pantanal de junho de 2008 a janeiro de 2009, o canal conseguiu o domínio das fitas do folhetim em um leilão. Na época, o folhetim ocupava a faixa das 22h do canal, mas podia sofrer atrasos na exibição, pois a emissora só dava início ao capítulo quando a novela das 21h da Globo – A Favorita de João Emanuel Carneiro – chegava ao fim.

A estratégia de passar na frente da Record e assumir a vice-liderança de audiência com o sucesso que era Pantanal, e até mesmo bater de frente com os números da Globo, não foi escondida de nenhuma forma. Na época em que reprisou a novela Pantanal, algumas chamadas de TV no SBT inclusive citavam o nome da concorrente ao tentar chamar a atenção do público. “Amanhã, quando terminar a novela da Globo, A Favorita, troque de canal e veja Pantanal”, diziam algumas delas.

No ano em que reprisou Pantanal, o SBT acabou como alvo de processos, tanto da TV Globo quanto de Benedito Ruy Barbosa, autor da versão original da novela. O escritor alegou danos morais e também material por conta da reprise do folhetim, já que ele havia vendido os direitos originais de Pantanal para a Globo, que há tempos planejava uma versão própria.

A Globo processou a emissora pela mesmo motivo, por ter os direitos da obra original do próprio autor, enquanto o SBT reprisava a versão da finada Manchete, adquirida por leilão. A briga foi longe e ao longo dos anos o SBT também processou Ruy Barbosa, por conta do autor, que havia tido um contrato de alguns anos com a emissora pouco antes de firmar negócio com a Globo, nunca ter de fato criado uma novela para o canal. 

No processo que Benedito moveu contra o SBT, o autor saiu vencedor apenas em 2021, muitos anos depois que começou a empreitada na justiça, e foi estipulado que ele receberia R$ 250 mil, mas o escritor não ficou contente com a quantia e resolveu recorrer em maio de 2021. Ainda não foi revelado qual o resultado deste processo.

Já o caso do SBT contra Benedito, o resultado veio em outubro de 2021, segundo apuração do jornalista Leo Dias, o canal de Silvio teve que pagar 10 milhões de reais.

Além destes processos, Benedito moveu uma ação contra o SBT para barrar a reprise de Pantanal em 2008, mas neste caso perdeu o pedido na justiça e a reexibição seguiu normalmente, porém, com alguns cortes na trama por conta de danos nas fitas originais da produção.

Onde assistir hoje em dia?

Infelizmente, não é possível encontrar a versão original da novela Pantanal para assistir em nenhum streaming brasileiro ou outro tipo de meio legal atualmente. O folhetim está presente em alguns sites e canais no Youtube, porém, como esta forma de consumo não é oficial, não há garantia de que você encontrará a novela com capítulos completos ou livres de perigos que a internet podem causar, como vírus em sites piratas.

Novela pantanal
Atores marcos winter e claudio marzo como jove e josé leôncio na novela (à esquerda) e autor benedito ruy barbosa (à direita) – foto: reprodução/manchete/globo

Qual a emissora original da novela?

O SBT reprisou a novela Pantanal no ano de 2008, mas antes disso, o folhetim já havia sido exibido quatro vezes pela Rede Manchete, emissora que deu vida a produção. Originalmente Pantanal foi ao ar de março a dezembro de 1990.

Depois, a emissora reprisou o folhetim em 1991, 1993 e por último em 1999. A Manchete foi a falência e suas produções foram parar em outras mãos por meio de leilões.

Quando estreia o remake de Pantanal

Se assistiu a novela Pantanal no ano em que reprisou no SBT ou quando a produção foi ao ar na Manchete e está com curiosidade para conferir o remake, você não terá que esperar muito. A versão de Pantanal da TV Globo vai estrear no dia 28 de março de 2022, uma segunda-feira, depois do Jornal Nacional.

O folhetim ficará no ar até o segundo semestre do ano, o número total de capítulos ainda não foi revelado. O texto ficou nas mãos de Bruno Luperi, o autor é neto de Benedito Ruy Barbosa e trabalhou ao lado do avô em Velho Chico (2016).

A TV Globo divulgou o primeiro trailer do remake, assista o vídeo:

Leia também

Jesuita Barbosa Pantanal: conheça o par romântico de Juma

Por que Juma vira onça? Relembre a protagonista da novela Pantanal

Você pode gostar também