Em que ano o SBT reprisou Pantanal? Novela estará na Globo em 2022

Folhetim ganha nova versão e elenco diferente na TV Globo em 2022.

A versão original de Pantanal marcou mais de uma geração ao longo de suas exibições, primeiro o folhetim fez sucesso nos anos 1990 e depois novamente algumas décadas mais tarde, quando ganhou uma nova transmissão no canal de Silvio Santos. Em que ano o SBT reprisou a novela Pantanal? Reprise fez aniversário de 13 anos em junho de 2021.

Em que ano o SBT reprisou a novela Pantanal?

O SBT reprisou a novela Pantanal de junho de 2008 a janeiro de 2009, o canal conseguiu o domínio das fitas do folhetim em um leilão. Na época, o folhetim ocupava a faixa das 22h do canal, mas podia sofrer atrasos na exibição, pois a emissora só dava início ao capítulo quando a novela das 21h da Globo - A Favorita de João Emanuel Carneiro - chegava ao fim.

A estratégia de passar na frente da Record e assumir a vice-liderança de audiência com o sucesso que era Pantanal, e até mesmo bater de frente com os números da Globo, não foi escondida de nenhuma forma. Na época em que reprisou a novela Pantanal, algumas chamadas de TV no SBT inclusive citavam o nome da concorrente ao tentar chamar a atenção do público. “Amanhã, quando terminar a novela da Globo, A Favorita, troque de canal e veja Pantanal”, diziam algumas delas.

No ano em que reprisou Pantanal, o SBT acabou como alvo de processos, tanto da TV Globo quanto de Benedito Ruy Barbosa, autor da versão original da novela. O escritor alegou danos morais e também material por conta da reprise do folhetim, já que ele havia vendido os direitos originais de Pantanal para a Globo, que há tempos planejava uma versão própria.

A Globo processou a emissora pela mesmo motivo, por ter os direitos da obra original do próprio autor, enquanto o SBT reprisava a versão da finada Manchete, adquirida por leilão. A briga foi longe e ao longo dos anos o SBT também processou Ruy Barbosa, por conta do autor, que havia tido um contrato de alguns anos com a emissora pouco antes de firmar negócio com a Globo, nunca ter de fato criado uma novela para o canal. 

No processo que Benedito moveu contra o SBT, o autor saiu vencedor apenas em 2021, muitos anos depois que começou a empreitada na justiça, e foi estipulado que ele receberia R$ 250 mil, mas o escritor não ficou contente com a quantia e resolveu recorrer em maio de 2021. Ainda não foi revelado qual o resultado deste processo.

Já o caso do SBT contra Benedito, o resultado veio em outubro de 2021, segundo apuração do jornalista Leo Dias, o canal de Silvio teve que pagar 10 milhões de reais.

Além destes processos, Benedito moveu uma ação contra o SBT para barrar a reprise de Pantanal em 2008, mas neste caso perdeu o pedido na justiça e a reexibição seguiu normalmente, porém, com alguns cortes na trama por conta de danos nas fitas originais da produção.

Onde assistir hoje em dia?

Infelizmente, não é possível encontrar a versão original da novela Pantanal para assistir em nenhum streaming brasileiro ou outro tipo de meio legal atualmente. O folhetim está presente em alguns sites e canais no Youtube, porém, como esta forma de consumo não é oficial, não há garantia de que você encontrará a novela com capítulos completos ou livres de perigos que a internet podem causar, como vírus em sites piratas.

Novela pantanal
Atores marcos winter e claudio marzo como jove e josé leôncio na novela (à esquerda) e autor benedito ruy barbosa (à direita) - foto: reprodução/manchete/globo

Qual a emissora original da novela?

O SBT reprisou a novela Pantanal no ano de 2008, mas antes disso, o folhetim já havia sido exibido quatro vezes pela Rede Manchete, emissora que deu vida a produção. Originalmente Pantanal foi ao ar de março a dezembro de 1990.

Depois, a emissora reprisou o folhetim em 1991, 1993 e por último em 1999. A Manchete foi a falência e suas produções foram parar em outras mãos por meio de leilões.

Quando estreia o remake de Pantanal

Se assistiu a novela Pantanal no ano em que reprisou no SBT ou quando a produção foi ao ar na Manchete e está com curiosidade para conferir o remake, você não terá que esperar muito. A versão de Pantanal da TV Globo vai estrear no dia 28 de março de 2022, uma segunda-feira, depois do Jornal Nacional.

O folhetim ficará no ar até o segundo semestre do ano, o número total de capítulos ainda não foi revelado. O texto ficou nas mãos de Bruno Luperi, o autor é neto de Benedito Ruy Barbosa e trabalhou ao lado do avô em Velho Chico (2016).

A TV Globo divulgou o primeiro trailer do remake, assista o vídeo:

Leia também

Jesuita Barbosa Pantanal: conheça o par romântico de Juma

Por que Juma vira onça? Relembre a protagonista da novela Pantanal

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes