Cinema & TV

Quanto tempo durou a novela Pantanal em 1990

Folhetim foi ao ar em 1990 e depois ganhou reprises em seu canal de origem e também no SBT.

Escrito por

Depois de muita espera, o remake da TV Globo da clássica obra de Benedito Ruy Barbosa finalmente chega às telinhas. O folhetim vai recontar a história original com os mesmos personagens, porém, com uma trama atualizada para os dias de hoje e algumas abordagens diferentes. Quanto tempo durou a novela Pantanal em 1990? Quantidade de capítulos em 2022 deve ser diferente.

Quanto tempo durou a novela Pantanal em 1990?

A novela Pantanal antiga durou 216 capítulos na extinta TV Manchete e ficou no ar de 27 de março a 10 de dezembro em 1990. O folhetim foi reprisado pela emissora mais algumas vezes ao longo da década de 90 e também apareceu nas telas do SBT, já nos anos 2000. A novela completou 32 anos agora em 2022 e lança remake um dia após seu aniversário de estreia.

Dirigido por Jayme Monjardim, Pantanal foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, também autor de O Rei do Gado (1996), Paraíso (1982 - 1983), Terra Nostra (1999), Meu Pedacinho de Chão (2014), Velho Chico (2016), entre outras.

Em sua exibição original, Pantanal chegou a bater a média geral de 22 pontos de audiência, batendo de 30 a 4o pontos em alguns capítulos, e foi a maior novela da história da Manchete. O folhetim conseguiu balançar o Ibope da Globo, que era líder absoluta.

Reprise no SBT foi menor

De junho de 2008 a janeiro de 2009, o SBT reprisou na novela Pantanal, mas a reexibição durou um tempo menor que a versão original da TV Manchete. O motivo? Fitas danificadas. O canal de Silvio Santos adquiriu a novela por meio de um leilão após a falência da Manchete. A emissora comprou as fitas originais da atração, porém, algumas delas estavam danificadas e por isso a reprise precisou de alguns cortes durante a trama.

Enquanto os capítulos originais de Pantanal ficaram no ar durante 9 meses, a reprise do SBT teve no total cerca de 7 meses de exibição.

Quanto tempo durou a novela pantanal na manchete? Folhetim ficou no ar durante 9 meses e contou com duas fases - foto: reprodução/manchete

Quantos capítulos vai ter o remake da novela Pantanal na Globo

A TV Globo ainda não divulgou oficialmente a quantidade de capítulos que a novela Pantanal terá em 2022. Porém, é esperado que o número ultrapasse 150, por conta de comentários do ator Juliano Cazarré em conversa com a imprensa alguns dias antes da estreia da novela.

Cazarré falava sobre a polêmica cena de castração que seu personagem viverá na reta final do folhetim, quando o ator contou que ainda não chegou neste acontecimento durante sua leitura do roteiro. Até então, Cazarré só havia lido até o capítulo 150, por isso é possível avaliar que o folhetim terá mais episódios que isso. Na semana passada, Dira Paes contou que as gravações do remake estavam no capítulo 60, então ainda falta muito para ser filmado e editado do remake da novela.

O primeiro capítulo de Pantanal da TV Globo estreia no dia 28 de março, às 21h30, depois do Jornal Nacional. Além da exibição na televisão, os capítulos ficam disponíveis no catálogo da Globoplay.

Quem é o novo autor?

Bruno Luperi, neto de Ruy Barbosa, é o responsável pela adaptação do texto da novela Pantanal de 1990 para o remake da TV Globo. O autor já trabalhou com o avô no time de roteiristas de Velho Chico e tinha uma carreira na publicidade antes de se aventurar na vida do mundo da televisão.

A TV Globo adquiriu os direitos do roteiro de Benedito Ruy Barbosa há muitos anos e sempre planejou uma regravação do conteúdo. Os planos foram por água abaixo quando o SBT passou a exibir a reprise da novela e o projeto ficou na gaveta por algum tempo.

Novela vai assumir a faixa das 21h:

Leia também

Muda Pantanal 2022: quem será a personagem na novela da Globo

Última modificação em 19/07/2022 22:29

Sara Alves

Jornalista e repórter do Jornal DCI imersa no mundo do entretenimento.

Compartilhe
Escrito por