Proprietários de casa no Airbnb na Inglaterra estão sendo acusados de gordofobia. Plataforma disse que não aceitará esse tipo discriminação.
O Airbnb na Inglaterra foi alvo de críticas nesta semana. Proprietários de uma casa de campo em Kent foram denunciados à plataforma após anunciarem a propriedade com uma regra discriminatória: eles proibiram hóspedes com peso superior a 100 kg.
De acordo com o anúncio, “quem tem transtorno alimentar não pode alugar, temos limite de 100 kg por pessoa”.
A denúncia foi feita no Airbnb por Lindsay McGlone. Em uma entrevista ao jornal The Telegraph, ela comentou: “Quando eu vi, não pude acreditar no que estava lendo. Eu não conseguia entender que alguém escreveria tal coisa”.
Após a denúncia, a plataforma removeu o anúncio imediatamente. Contudo, os proprietários o postaram novamente sem a frase “transtornos alimentares”. Além disso, acrescentaram uma justificativa para a regra: a casa tem “vigas de carvalho muito antigas”.
Lindsay McGlone é ativista e disse que “Especificar um determinado peso é gordofobia, pois discrimina as pessoas que têm um corpo maior. Eles estão dizendo que não querem gente gorda por perto e não querem tirar o dinheiro dos gordos. Provavelmente veio do preconceito internalizado e agora estão tentando justificar dizendo que têm carvalho velho na casa”.
Após novas reclamações, o anúncio foi retirado da plataforma novamente, bem como o perfil do imóvel. Em nota, o Airbnb disse que “discriminação não tem lugar em nossa comunidade”.
Os proprietários, identificados como Zsu e Marcus, justificaram-se em nota dizendo que estavam tentando proteger a casa de “danos graves” causados por hóspedes “maiores que a média”.
“Um interessado perguntou sobre o tamanho da banheira e a largura das portas. Nós respondemos que 'não é apto para pessoas com deficiência'. A ficha caiu quando alugaram e tivemos de cancelar, porque a casa ficou muito danificada durante a estadia. Não permitimos pessoas maiores que a média”.
O Airbnb também publicou em nota que “'nós impomos uma política estrita de não discriminação. De acordo com a nossa iniciativa portas abertas, se um hóspede sentir que foi discriminado, forneceremos suporte personalizado para garantir que ele encontre um lugar para ficar”.
Última modificação em 29/07/2022 08:25
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