Mundo

Dinossauro parecido com papagaio é descoberto na Mongólia

Um dinossauro parecido com papagaio foi recém-descoberto na Mongólia. A espécie tinha um bico longo e sem dentes, além de dois dedos em cada antebraço.

Escrito por

Um dinossauro parecido com papagaio foi descoberto na Mongólia. A espécie recém-descoberta é de um dinossauro desdentado e de dois dedos que viveu há mais de 68 milhões de anos.

Além disso, ele pertence a um grupo de animais parecidos com papagaios.

A espécie incomum tinha um dedo a menos em cada antebraço. Nesse sentido, isso sugere uma adaptabilidade que permitiu aos animais se espalharem durante o período cretáceo tardio, dizem os pesquisadores.

Assim, vários esqueletos completos da nova espécie foram desenterrados no deserto de Gobi, na Mongólia, por uma equipe liderada pela Universidade de Edimburgo.

 

Imagem: reprodução / gregory funston

Dinossauro parecido com papagaio

Chamados de Oksoko avarsan, as criaturas com plumas e onívoras atingiam cerca de dois metros de comprimento e tinham apenas dois dedos funcionais em cada antebraço.

Além disso, os animais tinham um bico grande e sem dentes, semelhante ao tipo visto em espécies de papagaios hoje.

Os fósseis, notavelmente em boa preservação, forneceram a primeira evidência de perda de dedos na família de dinossauros de três dedos, conhecidos como oviraptores.

Nesse sentido, a descoberta de que eles podem evoluir para adaptações dos membros anteriores sugere que o grupo pode alterar suas dietas e estilos de vida. Bem como permitiu que eles se diversificassem e se multiplicassem, diz a equipe.

Os pesquisadores estudaram a redução no tamanho e a eventual perda de um terceiro dedo ao longo da história evolutiva dos oviraptores. Os braços e as mãos do grupo mudaram drasticamente com as migrações para novas áreas geográficas - especificamente para o que hoje é a América do Norte e o deserto de Gobi.

 

Uma espécie jovem

A equipe também descobriu que Oksoko avarsan - como muitas outras espécies pré-históricas - eram jovens. Os restos fósseis de quatro jovens dinossauros foram preservados juntos.

O Dr. Gregory Funston, da Escola de Geociências da Universidade de Edimburgo, que liderou o estudo, disse: “Oksoko avarsan é interessante porque os esqueletos são muito completos. A forma como foram preservados descansando juntos mostra que os jovens vagavam juntos em grupos”. 

“Contudo, o mais importante, sua mão com dois dedos nos levou a observar como a mão e o membro anterior mudaram ao longo da evolução dos oviraptores. A princípio isso não foi estudado antes. Isso revelou algumas tendências inesperadas que são uma peça-chave no quebra-cabeça de porque os oviraptores eram tão diversos antes da extinção que matou os dinossauros”, acrescentou.

Última modificação em 29/07/2022 07:26

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por