Mundo

Entenda o que é lockdown e outros termos da pandemia

Durante a pandemia do novo coronavírus, algumas expressões novas surgiram e caíram no dia a dia da população. Contudo, nem todas são bem explicadas.

Escrito por

Nos últimos tempos, alguns termos foram bastante usados durante a pandemia para exemplificar os cuidados que as pessoas deveriam seguir. Contudo, algumas palavras vêm de fora e nem todos conseguem entender o que significam. Por isso, o DCI fez um guia com os principais termos da pandemia para explicar o que é cada um.

Por vezes, os termos podem ser confundidos e entendidos como sendo a mesma coisa, mas são diferentes.

O que é lockdown?

Imagem: reprodução /pixabay

É caracterizado pelo bloqueio total das entradas de determinada região. A medida pode ser adotada em âmbito municipal, estadual ou nacional. É uma medida extrema que os governos podem adotar em momentos de calamidade pública em que o confinamento total é a única saída.

Em 2020, algumas cidades e estados entraram em lockdown para tentar controlar a disseminação do coronavírus. Em São Paulo o lockdown foi discutido, mas não chegou a ser implementado.

Quarentena

Quarentena é uma medida restritiva do trânsito de pessoas em áreas públicas e privadas em busca de diminuir a disseminação do vírus. No Brasil, ela foi implementada todos os locais, mas determinada por cada município, sem determinação federal. A duração da quarentena varia de acordo com cada local.

Isolamento social

O isolamento social é o comportamento voluntário, ou não, que consiste em se afastar do contato com outras pessoas. O isolamento social não é necessariamente um termo da quarentena, outros fatores podem levar o individuo a se isolar. Contudo, nesse caso, durante a pandemia, as autoridades do país incentivaram o isolamento social para evitar o contato entre pessoas e a disseminação do vírus. No Brasil o conselho dos médicos e profissionais da saúde era que as pessoas ficassem apenas em casa, com suas famílias, saindo apenas para serviços essenciais.

Distanciamento social

O distanciamento é diferente do isolamento, quando o individuo se isola ele não tem contato nenhum com outras pessoas e só saí para atividades essenciais. No distanciamento, as pessoas podem sair, contudo, sem manter contato com terceiros. Além disso, algumas medidas devem ser tomadas também, como evitar aglomerações. No Brasil, o distanciamento social foi incentivado durante o tempo de pandemia.

Última modificação em 28/07/2022 11:30

Luisa Eller

Jornalismo na PUC-SP, produtora de conteúdo e especialista em análise de SEO.

Compartilhe
Escrito por
Tags: lockdown