Mundo

Papa Francisco chama união gay de pecado e veta casamentos

Vaticano emitiu um posicionamento nesta segunda-feira (15/03/2021) sobre a união e casamento de pessoas do mesmo sexo perante à Igreja Católica.

O Vaticano divulgou um comunicado oficial nesta segunda-feira, 15 de março. O decreto aprovado pelo Papa Francisco em torno do casamento LGBT na Igreja Católica, afirmou que não é possível que a Igreja abençoe as uniões de casais homoafetivos. No entanto, enfatizou a importância de respeitar e tratar com dignidade casais do mesmo sexo.

O texto publicado pela Igreja defende que o casamento é união vitalícia entre o homem e a mulher, e também "parte do plano de Deus", portanto, abençoar o casamento LGBT seria abençoar o pecado. Em contrapartida, a Igreja Católica ressaltou que “a decisão negativa sobre a bênção de uniões de pessoas do mesmo sexo não implica um julgamento sobre as pessoas”.

Posição sobre casamento LGBT da Igreja Católica

(imagem: reprodução / pexels)

Em o novo decreto, a Igreja Católica reforçou sua posição enquanto ao casamento da comunidade LGBT. O texto com duas páginas, e que foi traduzido em sete idiomas, afirmou que Deus “não abençoa e não pode abençoar o pecado". "Ele abençoa o homem pecador, para que ele reconheça que faz parte de seu plano de amor e se permita ser mudado por ele”, completou.

A religião católica também sustentou a função e importância do casamento, que tem como propósito criar uma nova vida. Por isso, o Vaticano  não pode "abençoar" o casamento de casais do mesmo sexo, já que eles não podem gerar a nova vida. O comunicado aprovado por Papa Francisco, destacou que pessoas LGBT precisam ser tratadas com dignidade e respeito.

Enquanto ao sexo, a Igreja disse que: "É intrinsecamente desordenado”. Confira na íntegra um trecho do texto oficial sobre a união e o casamento LGBT publicado pela Igreja Católica neste dia 15 de março de 2021:

"A presença em tais relações de elementos positivos, que por si só devem ser valorizados e apreciados, não pode justificar essas relações e torná-las objetos legítimos de uma bênção eclesial, uma vez que os elementos positivos existem no contexto de uma união não ordenada ao Criador plano."

O que diz o papa Francisco sobre os casais de segunda união?

Foto: reprodução / agência brasil

Conhecido por ser mais "moderno", Papa Francisco, de 84 anos, foi consagrado como Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano no dia 5 de julho de 2013, desde então, Francisco tem feito história, principalmente por ser o primeiro Papa latino-americano. Ele é natural da Argentina, país vizinho do Brasil.

Papa Francisco já comentou diversas vezes sobre a união e o casamento de pessoas LGBT enquanto à Igreja Católica. Defensor da união civil estável, Francisco acredita que casais homossexuais devem ter o direito de concretizar a união perante a Lei. No entanto, quanto se trata da "benção da Igreja católica", Francisco não vai além.

Em uma entrevista ao canal mexicano, Televisa, Papa Francisco afirmou que "as pessoas homossexuais têm o direito de ter uma família, já que eles são filhos de Deus”, em 2019. Ele ainda disse que os familiares de crianças gays não devem expulsar ou "demonizar" os filhos e parentes homossexuais. "Precisamos é uma lei da união civil; dessa forma, eles serão protegidos legalmente", disse na época.

Última modificação em 27/07/2022 07:42

Compartilhe