Mundo

Milhares participam de protestos contra restrições do coronavírus em Londres

A manifestação ocorre no momento em que o Parlamento se prepara para revisar a legislação do covid-19 e o governo impõe novas restrições ao controle da doença.

Escrito por

No último fim de semana, milhares de pessoas participaram de protestos contra restrições do coronavírus em Londres.

A polícia teve que intervir para interromper o protesto contra as restrições impostas para desacelerar a disseminação do covid-19, depois que os manifestantes ignoraram os avisos para observar as regras de distanciamento social.

Milhares de pessoas, a maioria das quais não usava máscaras, lotaram a praça de Trafalgar Square para ouvir oradores que criticavam as restrições impostas pelo governo. 

De acordo com os manifestantes, essa é uma reação exagerada à pandemia que restringiu desnecessariamente os direitos humanos e a liberdade de expressão do público.

O Serviço de Polícia Metropolitana havia dito antes do evento que os policiais iriam primeiro encorajar os manifestantes a seguir as regras de distanciamento social. Contudo, tomariam medidas de repressão se eles não cumprissem as ordens. 

Quando o evento começou, os policiais eram visíveis em todo o perímetro da praça. Entretanto, não se moveram no meio da multidão por cerca de três horas.

 

Imagem: reprodução / getty images

Protestos contra restrições do coronavírus

As manifestações em Londres ocorrem em um momento que o Parlamento se prepara para revisar a legislação do covid-19 e o governo impõe novas restrições ao controle da doença. Além disso, alguns legisladores criticaram o governo por implementar as regras sem a aprovação parlamentar.

Os palestrantes no comício negaram que eles fossem teóricos da conspiração, argumentando que defendiam a liberdade de expressão e os direitos humanos.

O governo no início desta semana ordenou um toque de recolher às 22h em bares e restaurantes em todo o país, junto com exigências mais rígidas de máscaras e aumento de multas por descumprimento. Também proibiu a maioria dos encontros sociais com mais de seis pessoas.

Mas há isenção para protestos, desde que os organizadores apresentem uma avaliação de risco e respeitem o distanciamento social.

A Grã-Bretanha tem o pior número de mortes na Europa devido à pandemia, com quase 42.000 mortes confirmadas ligadas ao covid-19. Novas infecções, hospitalizações e mortes aumentaram drasticamente nas últimas semanas.

Última modificação em 29/07/2022 08:35

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por