Mundo

Quem é Jake Angeli, símbolo da invasão ao Capitólio e apoiador de Trump

Quarta-feira (6), nos Estados Unidos, um grupo de apoiadores do ex-presidente Donald Trump, invadiu o Capitólio, sede do Congresso dos EUA.

Escrito por

O homem que se tornou o símbolo da invasão ao capitólio americano teve sua identidade divulgada. Jake Angeli, de 32 anos, entrou no legislativo sem camisa, com o rosto pintado, usando calças largas e uma espécie de chifres na cabeça. Além disso, durante a invasão Angeli se sentou na cadeira presidencial e chamou atenção do mundo.

Por conta de seu visual inusitado, ele virou destaque do ato que ocorreu ontem (6) em Washington, nos Estados Unidos. O apoiador de Donald Trump também se tornou um meme nas redes sociais.

Jake Angeli

Foto: reprodução/twitter

Conhecido por seu apelido Q Shaman, Angeli faz parte de um movimento conhecido como QAnon. Apoiador do Donald Trump, o grupo do qual Angeli é integrante fez parte de campanhas de Trump no estado do Arizona ao longo das eleições de 2020.

Além disso, o republicano participou de outras manifestações a favor do ex-presidente, que alegavam que o resultado da votação teria sido fraudado.

Segundo o jornal local desde Arizona Republic pelo menos 2019, Angeli tem se manifestado em frente à sede da Assembleia estadual do Arizona, gritando sobre várias teorias da conspiração. Uma das mais famosas seria que uma rede de pedófilos e satânicos quer controlar o mundo e Trump quer defender os EUA desse grupo.

Em 5 de maio de 2020,  o jornal local The Arizona Republic, entrevistou Angeli, durante um ato de campanha de Trump no Arizona. Na conversa, Angeli criticou a mídia e elogiou o líder do executivo do país: “O presidente precisa saber que seu povo o apoia”.

No vídeo, Angeli usa as mesmas roupas, pois, segundo relatou ao mesmo jornal, elas servem para chamar a atenção para seu grupo.

Invasão ao Capitólio americano

Na quarta-feira (6), nos Estados Unidos, um grupo de apoiadores do ex-presidente Donald Trump, invadiu o Capitólio, sede do Congresso dos EUA, em Washington. A invasão aconteceu durante a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral para as eleições presidenciais, que estava em sessão para certificar a vitória do democrata Joe Biden em cima de Trump. Os manifestantes se recusam a aceitar a vitória do novo presidente, por isso, entraram no prédio. Segundo a polícia de Washington quatro pessoas morreram durante o ato.

Memes com Jake Angeli

Por conta dos trajes que Angeli estava usando no momento da invasão, usuários das redes sociais fizeram memes e piadas com o manifestante. Confira algumas reações.

Twitter e Facebook bloqueiam Trump

Última modificação em 28/07/2022 07:25

Luisa Eller

Jornalismo na PUC-SP, produtora de conteúdo e especialista em análise de SEO.

Compartilhe
Escrito por
Tags: EUA