VÍDEO: apoiadores de Trump invadem congresso dos EUA

Manifestantes invadem o Capitólio, sede do Congresso americano em Washington. Veja as imagens.

Nesta quarta-feira (6), nos Estados Unidos, um grupo de apoiadores de Donald Trump, de 74 anos, invadiu o Capitólio, sede do Congresso dos EUA, em Washington. Tudo aconteceu durante a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral para as eleições presidenciais, que estava em sessão para certificar a vitória de Joe Biden, de 78 anos, para presidente. 

Manifestantes de Donald Trump - Congresso dos EUA

Segundos os jornais americanos e o portal G1, o momento exato da invasão ocorreu enquanto Câmara e Senado debatiam se acatavam ou não uma objeção aos resultados do Arizona — tradicional reduto republicano vencido por Joe Biden na eleição de novembro. Por conta do ocorrido, Parlamentares, funcionários e repórteres foram ordenados a não saírem do local e ficassem em silêncio. 

Segundo as publicações, momentos antes da invasão, Donald Trump discursou em Washington e afirmou que não aceitaria o resultado eleitoral. De acordo com a CNN, o vice-presidente Mike Pence, que estava no local, foi retirado do edifício - que logo foi evacuado. A repercussão é tanta, que a notícia está entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta tarde. Em mensagem nas redes sociais, Donald Trump pediu que os manifestantes protestassem "pacificamente" e que confiassem nas forças de segurança americanas.

Imagem de manifestantes nos eua
Manifestantes invadem congresso nos eua (foto: reprodução/ the post)

Mesmo com a mensagem de Trump, os manifestantes foram relutantes e continuaram os atos de vandalismo, confronto com os policiais, na tentativa de invadir a sede, conseguiram ultrapassar as barreiras de segurança e entrar no Capitólio.

Durante a movimentação, a polícia local emitiu um alerta: "Dada uma ameaça interna no prédio, se abrigue no escritório mais próximo e fique quieto". Após a mensagem, foi decretado um toque de recolher a partir das 18h na capital americana. Sem medo, os manifestantes lutam com oficiais e gritam alto a palavra "traidores". 

Vitória de Joe Biden

Dadas as circunstâncias, o resultado desta ação infeliz dos apoiadores de Donald Trump, só mostra que esses manifestantes se recusam a aceitar o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos. Eles se recusam a aceitar a vitória de Joe Biden e conseguiram burlar a segurança do prédio e escalar uma estrutura montada para a posse do novo presidente dos EUA.

Repercussão na web 

Na internet, a notícia sobre a invasão está entre os assuntos mais comentados no Twitter - até o final desta publicação. Lá, muitos internautas opinam sobre a ação dos apoiadores de Donald Trump, relatando a situação trágica do povo americano. Principais jornais americanos falam sobre a invasão em cobertura minuto a minuto. Além de revelar o momento exato da invasão ao edifício americano. 

Veja também: 

Covid-19: Holanda inicia campanha de vacinação

Calendário astronômico de 2021: saiba quando observar o céu

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes