DCI SP

Uso de máscara em São Paulo segue obrigatório?

Nesta quarta (10), Prefeitura da capital paulista manteve uso da proteção facial até dezembro

Escrito por

A Prefeitura anunciou nesta quarta-feira (10) que não vai liberar o uso de máscara em São Paulo. No início deste mês, o governador do estado havia antecipado o fim da obrigatoriedade em ambientes públicos ao ar livre já para a segunda quinzena de novembro. 

Hoje, no entanto, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) negou que a capital do estado irá seguir o calendário. A decisão vale, pelo menos, até o mês de dezembro. 

Informações da GloboNews indicam que a liberação do uso de máscara em São Paulo deve valer a partir do dia 5 de dezembro. 

Estudo aponta necessidade do uso de máscara em São Paulo

A decisão da Prefeitura de São Paulo foi baseada em um estudo realizado pela Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com a pesquisa, o recomendável é que 95% da população estejam vacinados contra a covid-19 e que os números de casos e mortes continuam em queda. Atualmente, o índice de pessoas imunizadas até a faixa etária é de 89,8%.  

Na última segunda-feira (8), o estado de São Paulo não registrou nenhuma morte pela doença desde o início da pandemia. Hoje, o governador João Doria (PSDB) informou durante a coletiva diária que 86% dos municípios não tiveram mortes por causa do novo coronavírus na última semana. 

Cidades do ABC mantêm obrigatoriedade

No início da semana, prefeitos das sete cidades que compõe o Grande ABC já haviam contrariado a decisão governo sobre o uso de máscara em São Paulo e concordaram em seguir com o item de proteção até, pelo menos, o final de 2021.

Segundo informaram, inicialmente a decisão será discutida apenas na primeira reunião de 2022 do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O encontro pode ser adiantado se houver atualizações sobre o uso da máscara em São Paulo. 

Fazem parte do Grande ABC as cidades de: São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

Leia também:
Teste de farmácia para diagnosticar a covid-19 é confiável? Médico explica
O que acontece se não tomar a 3ª dose da vacina da covid?

 

Última modificação em 29/07/2022 14:55

Sarah Moura

Jornalista, paulistana e apaixonada por contar histórias.

Compartilhe
Escrito por