Teste de farmácia para diagnosticar a covid-19 é confiável? Médico explica

Exame de sangue para identificar a doença tem pouca precisão; veja os problemas do diagnóstico

O exame de sorologia para detectar a covid-19 é uma opção mais barata e rápida para diagnosticar casos do novo coronavírus, mas tem levantado muita preocupação sobre diagnósticos errados.  Afinal, o teste de farmácia da covid-19 é confiável?

Segundo o médico infectologista Alexandre Naime, professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), os testes de sangue de farmácia para detectar a covid-19 são pouco confiáveis. "Eles têm uma péssima acurácia [precisão], não tem outro adjetivo", comenta. De acordo com o especialista, um dos principais problemas é a alta chance de falso negativo - quando a pessoa está com a doença, mas a testagem indica que não.

O teste de sorologia se baseia nos anticorpos da covid-19, por isso é indicado que ele só seja feito após o 10º dia de sintomas. O exame também tem a proposta de indicar quem já foi infectado pela doença. Para Naime, essa metodologia  torna muito difícil o diagnóstico de uma infecção ativa. "A detecção depende da produção de anticorpos, que começa a acontecer entre o 10º e o 14º dia. A covid, na grande maioria dos casos, se resolve em um período de 7 a 10 dias. Ou seja, quando o indivíduo está sintomático, ele não tem anticorpos ainda, então não adianta nada fazer o teste sorológico."

Quais são os tipos de teste para Covid-19 e quando fazê-los?

Teste de farmácia da covid-19 é confiável? 

Os testes para detectar doenças se baseiam em dois conceitos: sensibilidade (quando há chance de ter um teste realmente positivo em alguém que tem a doença) e especificidade (quando o exame realmente dá negativo em quem não tem a doença).

De acordo com o infectologista Alexandre Naime, o teste de farmácia da covid-19 também não é confiável por outro problema: a chance de diagnosticar erroneamente a doença - conhecidos como falsos positivos. Isso acontece porque é possível que a testagem identifique outros tipos de coronavírus diferentes do Sars-CoV-2, que causa a covid-19. "É mais fácil você acertar o diagnóstico do ponto de vista clínico, analisando sinais e sintomas, do que usar esses testes sorológicos que têm péssima qualidade", comenta.

PCR e antígeno são melhores

Já o teste de farmácia para a covid-19 por antígeno via swab (cotonete) é mais confiável, por apresentar um método mais eficaz. "Não chega ao patamar do PCR, mas é bem melhor [do que o de sangue]. Não é ótimo, mas é bom", diz o infectologista.

Um dos diferenciais é a maior especificidade, que não vai apresentar falsos positivos. No entanto, se o teste de antígeno de farmácia para a covid-19 dá negativo, não é possível excluir o diagnóstico da doença - ainda mais para quem tem sintomas. Por isso, o ideal é fazer o PCR na sequência.

"Se der positivo eu já fecho o diagnóstico. Pensa em uma situação caótica em uma cidade. Se todo mundo tem sintoma, você faz triagem por antígeno. Deu positivo, você já sabe que é covid e vai para o manejo clínico. Aqueles que têm sintoma e o teste deu negativo, você tem que fazer o PCR, porque talvez seja por falta de sensibilidade do antígeno", explica o infectologista Alexandre Naime.

Leia também: 
Planos de saúde têm de autorizar de imediato exame do novo coronavírus

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes