CLT

Quinto dia útil de junho 2023: veja quando vai cair

Pagamento é feito até o quinto dia útil de casa mês

Escrito por

Um dos momentos mais esperados pelos trabalhadores, o quinto dia útil de cada mês é a data oficial de pagamento de salários  em grande parte das empresas e repartições públicas do Brasil. No entanto, nem sempre isso corresponde ao dia 5. Em junho, por exemplo, o pagamento deve cair até o dia 6. Vem entender.

Quando é o quinto dia útil em junho de 2023

Neste mês, o quinto dia útil de maio será na terça-feira, dia 6. De acordo com o artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o salário deve estar disponível para o trabalhador até, no máximo, o quinto dia útil.

Para a contagem do 5º dia útil, deve ser incluído o sábado, mas os domingos e feriados são excluídos. Mas as empresas podem pagar os trabalhadores antes desta data.

O pagamento no quinto dia útil de junho de 2023 corresponde ao salário referente ao mês anterior, ou seja, maio. Já o mês de junho será pago em julho, e assim por diante.

LEIA: Quando cai a 1ª parcela do 13 salário dos trabalhadores em 2023

E se o salário atrasar?

O empregador deve fazer o pagamento até o quinto dia útil de cada mês. No entanto, se isso não acontecer, a empresa pode sofrer sanções como autuação e até ações trabalhistas. Nesse caso, o empregador poderá, inclusive, ter que arcar com indenizações por danos morais aos funcionários que não receberam o salário dentro do prazo previsto.

Mas se ocorrer atraso, além de ficar sujeito às sanções, o empregador precisa saber que o salário deve ser corrigido. O índice de correção monetária precisa estar previsto em contrato e ele pode ser baseado no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPA).

Como ao longo do ano, a data pode variar, saiba quando será o quinto dia útil até  dezembro de 2023 para pagamento de salário:

Julho de 2023 – dia 6, quinta-feira;

Agosto de 2023 – dia 5, sábado;

Setembro de 2023 – dia 6, quarta-feira;

Outubro de 2023 – dia 6, sexta-feira;

Novembro de 2023 – dia 7, terça-feira.

Leia também:

Código movimentação FGTS identifica trabalhador para receber benefício

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por
Tags: CLT