Trata-se de um documento utilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social para comprovar o direito a benefícios como a aposentadoria. Veja quais as informações o cadastro deve conter:
Para alcançar a aposentadoria, o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve apresentar as informações que comprovem o direito ao benefício. Assim, o órgão pode fazer a apuração do tempo de contribuição, e também é possível verificar a manutenção da qualidade de segurado. Mas você sabe quais informações o INSS usa de base para dar o direito aos benefícios? E quais são as informações contidas no Cnis?
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) é um extrato que inclui informações sobre as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do segurado. É importante apresentá-lo para ter acesso à aposentadoria e a outros benefícios pagos pelo órgão.
O documento serve como base para o INSS verificar se o cidadão tem ou não direito ao benefício solicitado. Por isso, é recomendado observar se as informações estão corretas, ao comparar com registros na carteira de trabalho, por exemplo. Afinal, não é o segurado que lança os dados no Cnis, mas sim o próprio INSS. Portanto, a função do Cnis é:
Qualquer trabalhador e segurado da Previdência Social pode ter acesso ao extrato, além de acompanhar os registros.
No Cnis, é possível identificar o filiado a partir de informações pessoais dispostas. Ou seja, nome, NIT, CPF e data de nascimento. Além disso, contém as relações previdenciárias que descrevem cada vínculo e relação do segurado conforme o período contributivo. São as seguintes informações:
É possível tirar o extrato do Cnis pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS. Veja o passo a passo:
Entretanto, no caso do segurado encontrar alguma informação errada no Cnis, a atualização não poderá ser feita de maneira imediata. Dessa maneira, a mesma pode ocorrer durante o período de análise para concessão do benefício, etapa em que se faz uma verificação dos dados. Sendo assim, o cidadão pode reunir documentos que comprovem a informação errada no cadastro. O que pode incluir itens como a carteira de trabalho, contratos, holerites e extratos do FGTS. É importante garantir a atualização, pois dados incorretos na contribuição podem ter como consequência o valor da aposentadoria mais baixo, por exemplo.
Leia também:
Atrasados do INSS: saiba como funciona para quem espera por benefício
Consultar benefício do INSS pelo CPF: veja 3 maneiras
Última modificação em 28/07/2022 07:49
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso.