INSS

Aprenda a calcular a aposentadoria com o Simulador do INSS em 4 passos

'Simulação de aposentadoria' permite o segurado de verificar o tempo que falta para a sua aposentadoria e o valor para quem está próximo de receber o benefício

Como calcular a aposentadoria do INSS pode ter se tornado mais complicado com a Reforma da Previdência e as novas regras estabelecidas. Afinal, para quem está próximo de se apresentar, entender as regras de transição pode ser um pouco complicado.

Muitos não sabem o valor do benefício ou quando irão receber. Entretanto, é possível realizar o cálculo virtual através do próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com a calculadora do INSS, é possível verificar o tempo que falta para a aposentadoria e o valor do benefício, caso já tenha o direito. Assim, são sete tipos de cálculos disponíveis, com cinco referentes à aposentadoria por tempo de contribuição e outros dois relacionados à aposentadoria por idade. Igualmente, o serviço de Simular Aposentadoria já se adequa às mudanças da Nova Previdência. Veja os tipos de cálculos de aposentadoria:

  • Idade;
  • Tempo de contribuição;
  • Idade progressiva;
  • Transição por idade;
  • Sistema de pontos;
  • Pedágio 50%;
  • Pedágio 100%.

 

Como funciona o "Simulador de Aposentadoria"?

Com o cálculo já atualizado, o simulador leva em conta as regras de transição para segurador que já estavam na Previdência antes da transição e simula se havia direito adquirido. Dessa maneira, o cálculo considera os atuais valores que estão registrados na base de dados do INSS.

Segundo o INSS, o valor do benefício é calculado para os segurados que estão a menos de cinco anos de se aposentar ou já adquiriram o direito de fazer o pedido. Portanto, o cálculo considera os valores atuais, que estão na base de dados do INSS.

Através do simulador, o segurado tem acesso aos cálculos. Então, colocando seus dados, será mostrado os créditos e o valor do benefício. Mas se o solicitante ainda não possuir todos os requisitos, poderá gerar um arquivo que possui todos os detalhes e regras da simulação para acompanhar.

Todavia, por tratar-se de uma simulação, todas as informações devem ser verificadas e o INSS poderá solicitar documentos que comprovem todas as informações. Assim, o cálculo e seus resultados não tem validade legal para garantir a aposentadoria. O INSS deve fazer uma análise para comprovar o direito do segurado.

 

Como calcular a aposentadoria pelo "Meu INSS"?

Imagem: reprodução / meu inss
  1. Entre no site Meu INSS ou aplicativo. Clique em "Entrar", caso tenha cadastro, ou "Cadastrar senha" e siga as instruções;
  2. Digite seu CPF e clique em "Avançar";
  3. Digite sua senha e vá em "Entrar";
  4. Na página inicial, escolha "Simular aposentadoria".

A página seguinte, então, mostrará a simulação com os valores e regras que o segurado se encaixa. O simulador possui dois blocos. O primeiro mostrará o valor se o segurado tinha o direito de se aposentar antes da reforma, e o segundo, os valores de aposentadoria de acordo com as novas regras.

Além da calculadora do INSS, o portal permite que o segurado solicite aposentadoria, pensões, benefícios assistenciais, atualizar dados cadastrais e bloquear empréstimos consignados.

Última modificação em 28/07/2022 21:54

Compartilhe