Borussia Dortmund demite o técnico Lucien Favre após goleada

Treinador estava no comando da equipe alemã desde 2018; goleada do Stuttgart teria sido principal fator

Escrito por

O Borussia Dortmund anunciou em perfil oficial neste domingo (13) a demissão do técnico suíço Lucien Favre. A decisão foi tomada logo após a equipe tomar uma goleada de 5 a 1 em casa contra o Stuttgart pelo Campeonato Alemão.

Mesmo com a classificação na Champions League, o Dortmund não vem bem no torneio nacional. Esta é a terceira partida do aurinegro sem vencer, ocupando assim o quinto lugar. Edin Terzic, assistente, assume a equipe até o final do ano.

Quem é Lucien Favre?

O suíço é ex-jogador. Tem passagens por times de seu país natal, como FC Echallens, Lausanne-Sport, Xamax e Servette, onde encerrou a carreira em 1991. Passou também pelo francês Toulouse.

Iniciou a jornada de treinador também em seu país de origem, a Suíça, sendo Echallens, Yverdon-Sport, Servette FC e FC Zürich. Entretanto, em 2007, chegou a Alemanha, onde trilhou seus passos no Hertha Berlin e Borussia Monchengladbach.

Em 2016, transferiu-se ao Nice, da França. Em 2018, assim, chegou ao Dortmund.

Números de Lucien Favre no Borussia Dortmund

Ao todo, foram 110 jogos comandando o Dortmund, sendo assim, 68 vitórias, 17 empates e 25 derrotas, segundo dados do site Transfermarkt. Ganhou apenas um título, a Super Taça da Alemanha, em 2019, contra o Bayern de Munique.

Favre deixa a equipe em quinto lugar, com dezenove pontos. Dessa maneira, conta com seis vitórias, um empate e quatro derrotas. Pela Champions League, a equipe se classificou em primeiro lugar.

Quem é Edin Terzic, novo técnico do Dortmund?

Terzic, de 38 anos, estará no banco da equipe alemã nos próximos jogos, pelo menos até a diretoria anunciar o novo comandante. Ele começou nas categorias de base do clube alemão, mas também teve passagens por Besiktas e West Ham como treinador adjunto, entre 2013 e 2015.

Então, em 2018, retornou ao Dortmund para integrar o elenco técnico de Lucien Favre. Em sua equipe de apoio, Edin conta com Sebastian Geppert, do sub-17 e o treinador de talentos, Otto Addo.

Última modificação em 28/07/2022 10:52

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Bundesliga