Categories: Brasileirão

Quando começa o Brasileirão 2022: datas, times e onde assistir

Competição terá início e fim antecipados por conta da Copa do Mundo no Catar

Contagem regressiva para quando começa o Brasileirão 2022. As disputas do campeonato começam em abril e contarão com a elite do futebol brasileiro. São 20 times confirmados, de Norte a Sul do país. A seguir, veja as principais datas de quando começa o Brasileirão 2022 e o que esperar do torneio.

Que mês começa o Brasileirão 2022?

O Brasileirão de 2022 começará no dia 10 de abril com 38 datas para jogos como de costume. A competição iniciará e terminará com um mês de diferença em relação às outras (geralmente começa em maio e acaba em dezembro) por conta da Copa do Mundo do Catar, com o início em novembro.

Haverá, no meio do ano, uma data FIFA com uma maior duração, 14 dias, e, por isso, o campeonato nacional será impactado em cinco rodadas não especificadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Quando sai a tabela Brasileirão 2022?

A CBF já divulgou a tabela oficial do Campeonato Brasileiro na Série A. Com vinte equipes, a competição vai começar em abril de 2022, podendo acontecer entre os dias 9, 10 ou 11 de abril.

Como de praxe, a entidade brasileira responsável pelo futebol organiza a tabela com cada um dos representantes dos times da primeira divisão. Este ano, devido à Copa do Mundo no Catar, o calendário sofreu alterações, com previsão de encerramento antes mesmo do esperado.

Para ter acesso completo à tabela do Campeonato Brasileiro deste ano, basta acessar o site da CBF, procurar pela categoria futebol brasileiro e, então, acompanhar a tabela para ter informações sobre a competição.

Primeira rodada do Brasileirão 2022 - dias 09, 10 ou 11 de abril

  • Atlético-MG x Internacional
  • Fluminense x Santos
  • São Paulo x Athletico
  • Palmeiras x Ceará
  • Botafogo x Corinthians
  • Juventude x Red Bull Bragantino
  • Fortaleza x Cuiabá
  • Atlético-GO x Flamengo
  • Avaí x América-MG
  • Coritiba x Goiás

Quais times estarão no Brasileirão 2022?

O Campeonato Brasileiro da Série A conta com 20 times confirmados para a edição de 2022. São eles: Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza, Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Santos, Internacional, São Paulo, Athletico-PR, Botafogo, Goiás, Coritiba, Juventude, Cuiabá, e Avaí.

O time do Atlético Mineiro foi o grande campeão, enquanto o Flamengo terminou com a vice-liderança. Na mesma competição, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians e RB Bragantino fecharam o G6 com vagas garantidas na Libertadores.

Na parte de baixo, Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense foram rebaixados.

Onde vai passar o Campeonato Brasileiro de 2022

A emissora que terá direito de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro é a Rede Globo, tanto na televisão aberta, como na fechada.

Na aberta, a Globo transmitirá as partidas no próprio canal, geralmente às quartas e aos domingos. Já na televisão fechada, os jogos passarão no Sportv e no Premiere, ambos canais por assinatura.

Na edição de 2021, a TNT Sports também tinha os direitos da competição. Porém, a Turner anunciou que rompeu os contratos com os sete clubes que tinha acordos até o ano de 2024. Segundo comunicado oficial, a empresa não transmitirá mais a competição. A empresa tinha contrato com: Palmeiras, Santos, Athletico, Ceará, Bahia, Fortaleza, Juventude e Coritiba.

Desses clubes, apenas Palmeiras e Athletico ainda não assinaram um acordo com a Rede Globo para a transmissão na televisão fechada. O Verdão aguarda o primeiro trimestre de 2022 para definir essa situação e o Furacão não gostou da proposta feita pela emissora e, por enquanto, deve continuar sem transmissão.

Quem está na Série B 2022

Vinte equipes vão disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Na edição passada, os times de Bahia, Grêmio, Chapecoense e Sport foram rebaixados da primeira após terminarem a temporada entre os quatro últimos colocados na tabela.

Ao todo, participam da Série B as equipes de Grêmio, Bahia, Sport, Chapecoense, CSA, Guarani, CRB, Náutico, Vila Nova, Vasco, Ponte Preta, Operário, Brusque, Cruzeiro, Sampaio Corrêa, Londrina, Ituano, Tombense, Grêmio Novorizontino e Criciúma.

A competição vai começar no sábado, 9 de abril de 2022, com a primeira rodada da competição.

Grêmio vai disputar a segunda divisão em 2022. Foto: reprodução / lucas uebel / grêmio fbpa

 

Leia também: Quando começa o Brasileirão Série B 2022: times e onde assistir

Última modificação em 19/07/2022 23:31

Compartilhe
Tags: Brasileirão