Futebol

Campeonato Australiano 2022: como assistir, times e como funciona

Primeira divisão reúne doze equipes do país em 26 rodadas pelo título

Escrito por

O futebol australiano ganha cada vez mais espaço no gosto dos apaixonados pelo esporte. Com doze equipes disputando o título da temporada, as partidas trazem grandes duelos, muita qualidade e bom futebol. A seguir, conheça mais sobre os times do Campeonato Australiano de 2022, como assistir e qual é o sistema utilizado.

Como assistir o Campeonato Australiano 2022?

O torcedor pode acompanhar o futebol australiano ao vivo direto do canal Keep Up, no Youtube, disponível de graça para todos os estados do Brasil.

A plataforma possui vínculo direto com liga australiana de futebol e por isso é a grande responsável por transmitir os jogos das rodadas para outros países, incluindo o Brasil. Para assistir ao vivo, basta procurar pelo nome do jogo que deseja acompanhar ou então buscar pelo nome do canal, clicar no link e assistir. Além do masculino, o canal também exibe o futebol feminino.

O Youtube funciona pelo computador no site oficial (www.youtube.com), no aplicativo oficial para Android e iOS, tablets e SmarTV.

Por conta da diferença de 14 horas entre os dois países, onde a Austrália está à frente das terras brasileiras, os horários dos jogos aqui são exibidos sempre de madrugada, a partir das 3 ou 5 horas da manhã.

Como funciona o Campeonato Australiano?

Em 2022, o Campeonato Australiano passou por uma total reformulação. Isso porque, de acordo com a emissora australiana ABC, a Football Australian renunciou ao controle total da liga, onde estava desde 2005.  Agora, o grupo de clubes chamado Australian Professional Leagues, ou APL, é quem tomará as rédeas da competição do país, prometendo mais controle operacional, independência e questões financeiras.

O torneio passou a se chamar A-League, além de alterações desde o formato na disputa até as cores e símbolos.

Disputa por 26 rodadas em pontos corridos por três turnos, cada equipe se enfrenta uma vez onde cada vitória vale três pontos, o empate somente um e a derrota nenhum para os dois times. Ao fim das rodadas, o primeiro colocado será proclamado o campeão da primeira fase, enquanto avança junto ao segundo lugar para a semifinal.

Do 3º ao 6º lugar, as equipes disputam uma espécie de playoffs, onde apenas dois times avançam. Depois, as semifinais são jogadas em ida e volta, enquanto a final será em partida única.

Quais times jogam o Campeonato Australiano em 2022?

Doze times disputam a primeira divisão do Campeonato Australiano na temporada, sendo 11 deles da Austrália e apenas um da Nova Zelândia. São eles:

  • Melbourne City
  • Western United
  • Adelaide United
  • Melbourne Victory
  • Macarthur
  • Wellingont Phoenix (Nova Zelândia)
  • Sydney
  • Central Coast
  • Newcastle Jets
  • Wanderers
  • Perth Glory
  • Brisbane Roar

Adelaide United tem primeiro jogador assumidamente gay

Campeão em 2015/16, o Adelaide United representa a cidade de Adelaide, a capital costeira da Austrália Meridional, fundado em 2003 e integrando a liga profissional desde 2017.

Curiosamente, o clube conta com um jogador brasileiro naturalizado australiano, o meia Bernardo, de 17 anos. O garoto começou nas categorias de base do Melbourne City e, no mesmo ano, dirigiu-se para vestir as cores do seu novo time. Romário, ídolo do Brasil, defendeu o clube em 2006 em breve passagem.

Entretanto, o clube chamou a atenção ao redor do mundo por outra razão. Josh Cavallo, lateral de 22 anos, tornou-se o primeiro jogador de futebol masculino assumidamente gay. Em vídeo gravado pelo Adelaide United, publicado na página oficial, o atleta conta divide a experiência de sua vida com os torcedores e pede o apoio para continuar fazendo aquilo que ama.

A história rodou o mundo e, hoje, Josh continua chamando a atenção para a causa tanto dentro quanto fora de campo.

 

Confira o anúncio de Josh.

Melbourne City é do mesmo grupo de Manchester City

Campeão em 2021, o Melbourne City vem surpreendendo cada vez na liga australiana de futebol. Em seu plantel de jogadores, também há um brasileiro naturalizado australiano.

Trata-se de Raphael Borges, de apenas 18 anos. O jovem deu os primeiros passos nas categorias de base do clube e, desde então, ganhou a oportunidade de disputar a liga profissional da Austrália.

Inicialmente, o clube se chamava Melbourne Heart FC, fundado em 2009. Entretanto, tratou de mudar o seu nome para Melbourne City FC em 2014, após ser adquirido pelo grupo City Football Group, ou seja, do mesmo dono do Manchester City, da Inglaterra.

A sua casa é o Estádio AAMI Park, com capacidade para 30.000, em Melbourne.

Time é controlado pelo grupo city. Foto: reprodução / melbourne city / @melbournecity

Sydney FC já teve Alessandro Del Piero

O maior campeão do Campeonato Australiano é o Sydney FC, da cidade de Sydney, uma das maiores cidades da Austrália, fundado em 2004.

Em toda a sua história, são 25 troféus, incluindo a liga principal, Copa da Austrália, Liga dos Campeões da OFC e até mesmo com participação Campeonato Mundial de Clubes da FIFA em 2005.

O Sydney é, sem dúvidas, um dos times australianos que mais contabiliza passagens de grandes estrelas do futebol na história. Na lista estão Dwight Yorke, do Manchester United, o meio brasileiro Juninho, o japonês Kazuyoshi Miura, o atacante italiano Benito Carbone e o australiano Brett Emerton.

Mas com certeza o grande destaque fica com Alessandro Del Piero, a lenda do futebol italiano. O atleta assinou por dois anos com o time em setembro de 2012, tornando-se o artilheiro do clube em ambas as temporadas que vestiu a camisa. Ao todo, foram 48 partidas e 24 gols, de acordo com dados do portal Transfermarkt.

Jogador italiano vestiu a camisa em 2012. Foto: reprodução / sydney fc @sydneyfc

Quem são os campeões do Campeonato Australiano?

Apenas sete times levantaram o caneco de campeão em toda a história do torneio. O Sydney FC é o maio vencedor de todos, com 5 títulos conquistados em diferentes edições do campeonato no país.

Logo atrás vem o Melbourne Victory com 4 conquistas, seguido do Brisbane Roar com 3 troféus em sua história. O último campeão é o Melbourne City, do grupo Manchester City, muito conhecido na Inglaterra, em 2021.

De acordo com dados do portal oGol, confira a seguir todos os campeões do Campeonato Australiano.

 

  • Sydney FC - 5 títulos (2006, 2010, 2017, 2019 e 2020)
  • Melbourne Victory - 4 títulos (2007, 2009, 2015 e 2018)
  • Brisbane Roar - 3 títulos (2011, 2012 e 2014)
  • Melbourne City - 1 título (2021)
  • Adelaide United - 1 título (2016 )
  • Central Coast Marines - 1 título (2013)
  • Newcastle United Jets - 1 título (2008)

 

+ Final da Champions League 2022: onde vai ser, data e quem vai disputar 

Última modificação em 19/07/2022 22:52

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por