Futebol

Como funciona a Europa Conference League, nova competição da UEFA

Competição reúne 184 equipes do continente, sendo 46 delas times que foram eliminados na Champions ou Liga Europa

Escrito por

Com o sucesso da Champions League e Liga Europa, a UEFA decidiu criar uma nova competição de clubes no continente europeu. Intitulada de Europa Conference League, ou seja a Liga Conferência Europa, contará com 184 times no total, tem a intenção de abrigar equipes que não conseguem se classificar para ambos os torneios. Então, saiba como funciona a UEFA Europa Conference League e as principais datas da competição.

+ Confrontos da Conference League 2022/23: veja os jogos dos playoffs

O que é a Europa Conference League?

A nova competição da UEFA tem como principal objetivo reunir o máximo possível de equipes nos mais diversificados países da Europa, ou seja, dando oportunidade para aqueles que não conseguem a classificação nas duas outras ligas. Depois do aparecimento da Superliga Europeia, a UEFA decidiu dar uma oportunidade e seguir em frente com o antigo projeto da entidade.

Dessa maneira, serão oito grupos de quatro equipes, com os oito primeiros passando para as oitavas de final de forma direta. No meio do caminho, uma espécie de play-off contará com os oito segundos classificados dos grupos da Conference League e terceiros colocados dos grupos da Liga, e só depois acontecerão as oitavas de final. Então, vem as quartas, semifinais e por fim a grande final.

O vencedor ganha uma vaga na fase de grupos da Liga Europa da temporada seguinte caso não se tenha qualificado para a Champions atraveés do seu campeonato. Assim como a Liga Europa, os jogos da Conference League devem acontecer às quintas-feiras. No entanto, a bola vai rolar nas partidas no mesmo horário, contando com um intervalo de tempo.

Como funciona a divisão de grupos na Conference League?

Para se classificar, a UEFA determinou três fases pré-eliminatórias e uma fase de play-off, com nenhuma equipe entrando diretamente para a fase de grupos.  De acordo com informações da UEFA, 184 equipes participarão da competição na temporada, sendo 55 das federações e 46 clubes que foram eliminados da Champions League e da Liga Europa.

Na fase de grupos permanecem somente 32, sendo os classificados nos play-offs e os eliminados gerais.

Troféu da Europa Conference League

Com 57,5 cm de altura e 11 kg, o troféu da Europa Conference League tem 32 espinhos hexagonais, com curvas a partir da base do troféu, segundo informações da UEFA. Além disso, o formato curvo das espinhas foi inspirado no voo de uma bola de futebol em direção ao gol.

Desenhada pela Pentagram, agência de Londres, a base e a parte de cima da taça são feitos de latão escovado à mão com efeito de aço galvânico fosco, enquanto as lombadas apresentam acabamento prateado brilhante, segundo o site da entidade.

Troféu da conference league (uefa reprodução / www. Uefa. Com)

+ Quais times já estão classificados para a Champions League 2021/22? 

Última modificação em 07/11/2022 17:39

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por