Futebol

Cruzeiro fica na Série B; entenda os motivos do fracasso do clube

Raposa é apenas segundo clube dos considerados "grandes" a descer para segunda divisão, e não subir no ano seguinte à Série A.

Escrito por

O Cruzeiro perdeu para o Juventude neste sábado (16), por 1 a 0, e faltando três rodadas para o término da Série B, a raposa matematicamente não tem mais chances de subir à primeira divisão. Em 14º, com 44 pontos, os mineiros ainda precisam se preocupar para não entrarem na zona do rebaixamento. Atualmente, o time de Felipão está a cinco pontos do Vitória, o 17º colocado.

Sem chances de subir de divisão, o Cruzeiro é apenas o segundo clube dentre os considerados "grandes", a cair para a Série B e não subir no ano seguinte. O primeiro a realizar o então feito foi o Fluminense, em 1998. Na ocasião, o Tricolor Carioca fez campanha desastrosa e caiu para a Série C. No entanto, embora tenha disputado a terceira divisão em 99, no ano seguinte com a organização da Copa João Havelange, o Flu voltou à Série A, em 2001.

+ Série B: as melhores e piores campanhas de clubes grandes

Equipes que caíram e subiram no ano seguinte

  • 1992 - Grêmio (9º lugar)
  • 2003 - Palmeiras (campeão) e Botafogo (2º lugar)
  • 2005 - Grêmio (campeão)
  • 2006 - Atlético (campeão)
  • 2008 - Corinthians (campeão)
  • 2009 - Vasco (campeão)
  • 2013 - Palmeiras (campeão)
  • 2014 - Vasco (3º lugar)
  • 2015 - Botafogo (campeão)
  • 2016 - Vasco (3º lugar)
  • 2017 - Internacional (2º lugar)

Cruzeiro faz campanha mediana na Série B

Em 14ª, com 44 pontos, o Cruzeiro faz uma campanha mediana no Campeonato Brasileiro da Série B. Com 13 vitórias, 11 empates e 11 derrotas, o time mineiro começou a competição já em desvantagem. Isso porque devido a uma dívida de quase R$ 5 milhões com o Al Wahda, pelo empréstimo do volante Denílson, em 2016, a Fifa puniu o clube com a perda de seis pontos.

Logo depois, outra punição, mas desta vez pelo não pagamento do atacante Willian, em 2014. Desta vez, o clube ficou impedido de registrar novos jogadores, e atletas como os meias Giovanni e Matheus Índio e o atacante Ângulo apenas treinaram por um período.

No entanto, as punições não pararam por ai. Um mês depois, a Câmara Nacional de Resoluções e Disputas (CNRD) puniu a Raposa pelo não repasse ao PSTC-PR, de uma parte do valor da venda do zagueiro Bruno Viana, ao Olympiakos, em 2016. Com isso, o clube ficou novamente impedido de contratar.

Derrota para o juventude tirou possibilidades de acesso do cruzeiro à série a (foto: arthur dallegrave/ecjuventude)

Troca de treinadores na competição

Ao longo de toda a Série B, o Cruzeiro teve três treinadores no comando técnico. Ederson Moreira iniciou a competição, mas ficou apenas por oito rodadas. Em sua trajetória, o treinador conseguiu uma arrancada de três vitórias consecutivas, no entanto deixou o clube no Z-4, e saiu com 45,83% de aproveitamento.

Logo depois a Raposa anunciou Ney Franco para comandar a equipe. O técnico permaneceu por somente sete confrontos, e caiu com 33,3%. Então, Felipão assumiu o time mineiro, mas com contrato longo - até o fim de 2022 - multa alta e unilateral (R$ 10 milhões) e com o objetivo de escapar do rebaixamento. Até o momento, o treinador vai conseguindo sua missão, mas a Série C ainda assombra o Cruzeiro. De acordo com estatística da UFMG, o clube tem 0.056% de chances de ser rebaixado.

Atual treinador do cruzeiro, felipão tem futuro incerto no clube para próxima temporada (foto: bruno haddad/cruzeiro)

Próximos jogos do Cruzeiro na Série B

Faltando três rodadas para a acabar a competição, a Raposa retorna a campo nesta quarta-feira (20), contra o Operário, na Arena Independência. Na sequência, o Cruzeiro finaliza sua participação na Série B, contra o Náutico, em casa, e o Paraná, no Estádio Durival Brito.

Última modificação em 27/07/2022 16:14

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Compartilhe
Escrito por