Libertadores

Público na Libertadores 2021: saiba como será o retorno da torcida

Conmebol autorizou a volta de torcedores nos estádios, mas com restrições e sendo necessário a autorização de cada país, que receber os duelos.

Escrito por

A Conmebol autorizou o retorno do público nos estádios para os confrontos das oitavas de final da Libertadores e Sul-americana 2021, que começam nesta terça-feira, 13/7. No entanto, há a necessidade de se seguir um protocolo desenvolvido pela entidade, além de precisar da autorização do governo local.

A decisão do retorno do público ocorreu logo após a final da Copa América entre Brasil x Argentina contar com a presença de cerca de 1,6 mil convidados, no Estádio do Maracanã. No confronto, os argentinos venceram por 1 a 0, com gol de Di Maria, e conquistaram o torneio pela 15ª vez.

Leia também: Jogos da Libertadores essa semana: veja o horário e onde assistir

Copa Libertadores terá público?

A Conmebol autorizou a volta do público nos estádios, nas duas competições organizadas pela entidade: Libertadores e Sul-americana. Entretanto, cada país fica a depender do Ministério de Saúde ou autoridade responsável, para ter os torcedores nos estádios.

Segundo a entidade, "o retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano". Entretanto, a Confederação recomenda que pessoas com sintomas da COVID-19 não entrem no estádio, assim como quem teve contato com algum caso positivo nos 14 dias anteriores à data do jogo.

Além disso, a entidade sugere que apenas pessoas vacinadas ou com PCR negativo assista o jogo in loco. Por fim, a Conmebol também recomenda a não autorização de menores de 18 anos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas, nos jogos. E, claro, quem estiver no estádio precisa usar a máscara.

Final da copa américa entre brasil e argentina contou com a presença de torcedores - foto: twitter/@argentina

Terá torcida nos jogos no Brasil?

Ainda não há confirmação se algum estádio brasileiro terá a presença de público nas oitavas da Libertadores 2021. Mas o Flamengo começa a se movimentar nos bastidores. De acordo com o GE, a ideia rubro-negra é levar seu jogo para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde a presença de torcedores é mais maleável por parte das autoridades.

O Flamengo encara o Defensa y Justicia pelo jogo da volta, no dia 14 de junho, às 21h30, no estádio do Maracanã, até o momento.

Segundo matéria do UOL Esportes, a CBF é contra a presença de torcedores nos estádios brasileiros. No caso da final da Copa América, a Conmebol conseguiu a liberação por conta de um decreto da prefeitura do Rio. No confronto, 10% de cada setor do estádio foi liberado. Entretanto, o comitê médico da entidade brasileira foi contrária a decisão.

Flamengo buscará transferir sua partida para o estádio mané garrincha, para ter público na libertadores - foto: alexandre vidal/flamengo

Confira o comunicado da Conmebol:

A Confederação Sul-Americana de Futebol dá a conhecer o “Protocolo de Recomendações para o Retorno do Público nos Estádios” nos jogos da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sul-Americana 2021, a partir das oitavas de final.

Estabelece uma série de recomendações, que devem ser discutidas com as autoridades sanitárias de cada país para sua aplicação e / ou modificação.

A Conmebol considera que o retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano, razão pela qual, se as autoridades nacionais o permitirem, o retorno ao público é autorizado nas referidas competições.

 

Última modificação em 25/07/2022 12:06

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Compartilhe
Escrito por