Libertadores

Vasco tem uma ou duas Libertadores? Entenda os títulos do clube

Gigante da Colina venceu a Copa dos Campeões da América em 1948, torneio que foi percursor da Copa Libertadores.

Escrito por

O Vasco da Gama ganhou a Copa Libertadores em 1998 ao vencer o Barcelona de Guayaquil nos dois jogos da final. No entanto, o clube possui em sua história outro título sul-americano de grande valia: a Copa dos Campeões da América, percursora do torneio continental atual. Por isso, o Vasco tem uma ou duas Libertadores?

Quantas Libertadores o Vasco tem?

A equipe do Vasco da Gama tem apenas uma Libertadores, conquistada em 1998. No entanto, o clube acumula um título de Copa dos Campeões da América em 1948, competição que foi a primeira entre clubes da América do Sul e que serviu de inspiração para a criação da Ligas dos Campeões em 1955 e a própria Libertadores em 1960.

Segundo o site da Conmebol, o presidente do clube chileno do Colo Colo, Luis Valenzuela, decidiu realizar uma competição com os campeões nacionais do continente. À época, não existia o Campeonato Brasileiro, mas o Vasco representou o país por ser o campeão do Campeonato Carioca.

O Estadual do Rio de Janeiro era considerado o principal do país, pois a Cidade Maravilhosa era a Capital Federal, além do estado ser tricampeão do Brasileiro de Seleções Estaduais. O torneio entre sul-americanos reuniu o Colo Colo (Chile), River Plate (Argentina), Nacional (Uruguai), Emelec (Equador), Litoral (Bolívia), Deportivo Municipal (Peru) e Vasco (Brasil). Paraguai, Venezuela e Colômbia não enviaram representantes.

A competição funcionou no sistema todos contra todos e quem pontuasse mais, ficava com o título. Curiosamente, o time carioca e o River Plate chegaram na última rodada com chances de vencerem o torneio, mas com o empate em 0 a 0, o Vasco ficou com o caneco da competição que não é a Libertadores, mas que inspirou sua criação.

Quando o Vasco venceu a Libertadores?

O Vasco venceu a Libertadores em 1998, ano de seu centenário. Na época a competição reunia cinco grupos e avançavam à próxima fase os três primeiros de cada. O Cruzmaltino passou na segunda posição do Grupo 2, que tinha o Grêmio, América e Chivas de Guadalajara. Nas oitavas, enfrentou o Cruzeiro, que garantiu vaga direta por ser o atual campeão.

Depois de passar pela Raposa, o time carioca enfrentou o Grêmio e após empatar em 1 a 1 no primeiro jogo, venceu o segundo pelo placar mínimo. O adversário da semi foi o River Plate e dessa vez o Cruzmaltino empatou em 1 a 1 na ida, mas venceu a volta por 1 a 0.

Por fim, chegou na decisão diante do Barcelona de Guayaquil e venceu as partidas por 2 a 0 e 2 a 1. Esta foi a primeira e única Copa Libertadores que o Vasco tem, embora o título da Copa dos Campeões da América seja muito significativo e de grande representação à época da conquista, em 1948. Confira abaixo o título do Vasco na Copa Libertadores de 98:

 

LEIA TAMBÉM

+ Como funciona a distribuição de vagas brasileiras na Libertadores 2022

Última modificação em 22/07/2022 11:37

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Compartilhe
Escrito por
Tags: vasco