Como funciona a distribuição de vagas brasileiras na Libertadores 2022

Com a vitória de Flamengo e Palmeiras na competição deste ano, a tabela do Brasileirão pode sofrer alterações

Assim como a edição deste ano, a Copa Libertadores da América de 2022 também deve trazer muita disputa e bom futebol em campo. Diferente de outros anos, a competição contará com nove participantes brasileiros tanto com classificação de forma direta ou até mesmo pela fase preliminar. Parece confuso, mas como vai funcionar a distribuição de vagas?

 

Final da Libertadores 2021: conheça o local e a data do jogo

Quantas vagas o Brasil tem na Libertadores 2022?

Nove vagas serão destinadas aos times brasileiros para a Libertadores de 2022. As equipes chegam até a competição através da classificação pelo Campeonato Brasileiro, com o título da Sul-Americana e Libertadores e por fim da Copa do Brasil.

Mas como funciona a distribuição de vagas? É simples, seis equipes garantem a classificação através de suas posições na tabela do Brasileirão entre o primeiro e sexto lugar. Depois, os vencedores da Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil deste ano também estão classificados. Entretanto, entre as seis vagas disponíveis do Brasileirão, apenas quatro estão garantidos diretamente na fase de grupos, enquanto o 5º e 6º e disputam a fase preliminar.

Porém, existe a opção do G6 aumentar e, com isso, abranger outras equipes para a competição sul-americana permanecendo como o G9. Isso vai acontecer se Flamengo ou Palmeiras ganharem a Libertadores em 2021 e terminarem o Campeonato Brasileiro entre os primeiros da tabela. O mesmo acontece também com o campeão da Sul-Americana e da Copa do Brasil, estando na disputa Atlético-MG, Fortaleza, Flamengo e Athletico-PR.

 

  • Seis vagas = Diretas pela tabela do Brasileirão 2021
  • Duas vagas = Campeões da Libertadores e Sul-Americana
  • Uma vaga=  Campeão da Copa do Brasil
Libertadores 2022
Palmeiras pode tornar-se o campeão e ganhar a vaga automática. Foto: cesar greco

Como está a classificação do Brasileirão neste momento?

O Atlético Mineiro lidera a classificação com 49 pontos, tendo a vantagem de 10 pontos com o Palmeiras, o segundo colocado na tabela. Enquanto isso, o Flamengo vem logo atrás em terceiro lugar para disputar a tão sonhada liderança com ambos os times.

Enquanto isso, na parte de baixo, quatro últimas são rebaixadas para a segunda divisão do futebol brasileiro.

1 Atlético-MG – 49 pontos
2 Palmeiras – 39 pontos 
3 Flamengo – 38 pontos 
4 Fortaleza – 36 pontos
5 Bragantino – 34 pontos
6 Corinthians – 34 pontos
7 Internacional – 32 pontos
8 Fluminense – 32 pontos
9 Athletico-PR – 30 pontos
10 Atlético-GO – 30 pontos
11 Cuiabá – 29 pontos
12 Ceará – 28 pontos
13 São Paulo – 28 pontos
14 América-MG – 27 pontos
15 Juventude – 27 pontos
16 Santos – 24 pontos
17 Bahia – 23 pontos 
18 Grêmio – 22 pontos
19 Sport – 20 pontos 
20 Chapecoense – 11 pontos 

Quando começa a Libertadores 2022?

Em todas as edições, a fase preliminar da Libertadores tem início em fevereiro, ou seja, apresenta três jogos onde apenas uma equipe de cada confronto avança para a fase seguinte. Dessa maneira, em março, a  segunda fase é realizada e, por fim, a terceira entre os meses de abril e maio.

A fase de grupos é indicada por sorteio da Conmebol, ou seja, seguindo as regras estabelecidas pela federação sul-americana, os times são organizados em oito grupos com quatro equipes em cada um. Lembrando que equipes do mesmo país não podem se enfrentar.

Assim, as duas primeiras de cada grupo avançam para as oitavas de final onde conhecem os seus adversários por sorteios. Desse modo, a competição segue em todo o ano até os meses de outubro e novembro.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes